Laboratório Central

   

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES), laboratório de referência estadual para análises das áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB, conforme Portaria de Consolidação Nº 4/Ministério da Saúde, de 28 de setembro de 2017 - Consolidação das normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realiza diagnóstico confirmatório e diferencial de doenças/agravos de interesse em saúde pública, análises para detecção de surtos, epidemias, eventos inusitados e o controle de qualidade analítica da rede estadual. Executa ainda análises de produtos sujeitos ao controle sanitário em alimentos e bebidas e da qualidade da água para consumo humano. Participa de programas nacionais, estaduais e municipais de análises laboratoriais. Promove capacitações técnicas aos profissionais da rede de saúde pública. Coordena a rede estadual de laboratórios que realizam análises de interesse em saúde.

 

MISSÃO
Realizar análises laboratoriais de interesse da Vigilância em Saúde, contribuindo para a melhoria da saúde da população.

 

VISÃO
Ser reconhecido pela excelência na realização de análises laboratoriais em saúde pública.

 

VALORES
Ética, qualidade e compromisso com a saúde pública.

DECLARAÇÃO DA POLÍTICA DA QUALIDADE

A coordenação geral do Lacen/ES declara que a realização dos ensaios é efetuada de modo imparcial, rigoroso, independente, de acordo com os requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2017 e está comprometida em:

- Manter nível de excelência no desempenho de suas atividades laboratoriais e promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade;

- Investir continuamente na capacitação de seu corpo técnico e gerencial, para que estes se mantenham familiarizados com a documentação da qualidade e possam implementar as políticas e procedimentos nas atividades desenvolvidas no laboratório;

- Manter uma sistemática para identificar, analisar, eliminar ou reduzir ameaças à imparcialidade nas atividades de laboratório.

 

Destaca-se que o Lacen/ES recebeu, em 2019, documento oficial de Acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – Norma NBR ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração (CRL 1442).

 

COORDENAÇÃO GERAL

Coordenador Geral: Rodrigo Ribeiro Rodrigues

Telefone: (27)3636-8409

E-mail: lacen@saude.es.gov.br

Coordenar os trabalhos desenvolvidos no laboratório, visando o funcionamento harmônico com as atribuições e planejamentos estabelecidos. Coordenar e executar ações da política de Laboratórios de Saúde Pública, atuando de forma integrada às Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental no diagnóstico laboratorial de interesse da Saúde Pública.

* NÚCLEO DA QUALIDADE

* NÚCLEO ADMINISTRATIVO

NÚCLEO DE BIOLOGIA MÉDICA

* NÚCLEO DE PRODUTOS

REDE ESTADUAL DE LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA

GERENCIADOR DE AMBIENTE LABORATORIAL GAL

CAPACITAÇÕES

MANUAIS

SOLICITAÇÃO DE KITS DE COLETA

FORMULÁRIOS DE SOLICITAÇÕES DE EXAME – LACEN/GAL/SISCEL

BOLETINS INFORMATIVOS

ATENDIMENTO AO CLIENTE


Tópicos:
Lacen
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard