Laboratório Central

 

O LACEN, laboratório de referência estadual para análises das áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB, conforme Portaria de Consolidação Nº 4/Ministério da Saúde, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde.

Realiza diagnóstico confirmatório e diferencial de doenças/agravos de interesse em saúde pública, análises para detecção de surtos, epidemias, eventos inusitados e o controle de qualidade analítica da rede estadual. Executa análises de produtos sujeitos ao controle sanitário em alimentos, bebidas e medicamentos e da qualidade da água para consumo humano. Participa de programas nacionais, estaduais e municipais de análises laboratoriais. Promove capacitações técnicas aos profissionais da rede de saúde pública. Coordena a rede estadual de laboratórios que realizam análises de interesse em saúde.

MISSÃO
Realizar análises laboratoriais de interesse da Vigilância em Saúde, contribuindo para a melhoria da saúde da população.

VISÃO
Ser reconhecido pela excelência na realização de análises laboratoriais em saúde pública.

VALORES
Ética, qualidade e compromisso com a saúde pública.

 

COORDENAÇÃO GERAL

Coordenador Geral : Anselmo Dantas

Telefone: (27)3636-8409 / Fax: (27)3636-8387

E-mail: lacen@saude.es.gov.br

Coordenar e executar ações da política de Laboratórios de Saúde Pública, atuando de forma integrada às Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental no diagnóstico laboratorial de interesse a saúde pública.

* NÚCLEO ADMINISTRATIVO

* NÚCLEO DA QUALIDADE

* NÚCLEO DE BIOLOGIA MÉDICA

* NÚCLEO DE PRODUTOS

« REDE ESTADUAL DE LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA

« GERENCIADOR DE AMBIENTE LABORATORIAL GAL

« FORMULÁRIOS DO LACEN/GAL/SINAN

«MANUAIS

« ATENDIMENTO AO CLIENTE


Tópicos:
Lacen
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard