Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL

O Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) foi desenvolvido para informatizar laboratórios que realizam análises de interesse a Saúde Pública, proporcionando o gerenciamento das rotinas, o acompanhamento das etapas para realização dos exames/ensaios e a obtenção de relatórios produção/epidemiológicos/analíticos nas redes estaduais de laboratórios de saúde pública.  Além do uso no Lacen/ES, o sistema poderá ser implantado para informatizar gratuitamente laboratório locais e municipais.

Quem utiliza o GAL?

Profissionais dos laboratórios que realizam análises de interesse a saúde pública ou demandam exames ao Lacen/ES, gestores estaduais e municipais, e as vigilâncias em saúde.

Como ser capacitado para o uso do sistema?

Os municípios e as Superintendências Regionais de Saúde possuem referências GAL que são responsáveis pela multiplicação do treinamento aos usuários de seu território

Como ter acesso ao GAL?

É necessário realizar o cadastramento do serviço e do usuário por meio do preenchimento dos formulários de  Cadastro do laboratório  e  Termo de Confidencialidade  .

Os documentos deverão ser encaminhados a Superintendência Regional de Saúde, que encaminhará os formulários ao Lacen/ES, gestor do sistema, para cadastramento do laboratório e criação de senha e login dos usuários. Posteriormente, o Lacen/ES ou Superintendência enviará e-mail ao usuário informando os dados de acesso ao sistema.

Contatos telefônicos das referências GAL nas regiões de saúde:

A região de saúde metropolitana é atendida diretamente pelo Lacen/ES por meio do telefone (27) 3636-8392.

Como ter acesso a resultados de exames do módulo Biologia Médica Humana?

O Lacen/ES não entrega diretamente ao paciente os laudos, estes deverão ser disponibilizados pelas unidades cadastradoras das requisições no GAL (hospitais, unidades de saúde, clínicas e outros serviços) e/ou vigilância epidemiológica. Ressaltamos que a política de descentralização de acesso aos resultados do sistema em unidades SUS é definida pelos municípios e, portanto, poderá diferir conforme a cidade, sendo recomendado que o posto de coleta informe ao cliente o local de retirada do documento.

O laudo para diagnóstico da Covid-19 de paciente cadastrado por meio do CPF ou cartão nacional do SUS (CNS) poderá ser acessado pelo site: www.portalsus.es.gov.br. Em caso de dúvidas com os resultados do portal, procurar a unidade de coleta para informações.

Contatos:

e-mail: lacen.galbm@saude.es.gov.br