Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL

O sistema foi desenvolvido para informatizar laboratórios que realizam análises de interesse a Saúde Pública, proporcionando o gerenciamento das rotinas, o acompanhamento das etapas para realização dos exames/ensaios e a obtenção de relatórios produção/epidemiológicos/analíticos nas redes estaduais de laboratórios de saúde pública.  Além do uso no LACEN, o sistema poderá ser implantado para informatizar gratuitamente laboratório locais e municipais.

Quem utiliza o GAL?

Profissionais dos laboratórios que realizam análises de interesse a saúde pública ou demandam exames ao LACEN/ES, gestores estaduais e municipais, e as vigilâncias em saúde.

Como ser capacitado para o uso do sistema?

Os municípios e as Superintendências Regionais de Saúde possuem referências GAL que são responsáveis pela multiplicação do treinamento aos usuários de seu território

Como ter acesso ao GAL?

É necessário realizar o cadastramento do serviço e do usuário por meio do preenchimento dos formulários de  Cadastro do Laboratório   e  Termo de Confidencialidade  .

A Superintendência encaminhará os formulários ao LACEN, gestor do sistema, para cadastramento do laboratório e criação de senha e login dos usuários.

Contatos telefônicos das referências GAL nas regiões de saúde:

• Região Central: (27) 3717-2508/ 2538
  • Região Metropolitana: (27) 3636-2708
  • Região Norte: (27) 3767-6501
  • Região Sul: (28) 3256-4327

Como ter acesso a resultados de exames do módulo Biologia Médica Humana?

O LACEN não entrega diretamente ao paciente os laudos, estes deverão ser disponibilizados pelas unidades cadastradoras das requisições no GAL (hospitais, unidades de saúde, clínicas e outros serviços) e/ou vigilância epidemiológica. Ressaltamos que a política de descentralização de acesso aos resultados do sistema em unidades SUS é definida pelos municípios e, portanto, poderá diferir conforme a cidade, sendo recomendado que o posto de coleta informe ao cliente o local de retirada do documento.

O laudo para diagnóstico da COVID-19 de paciente cadastrado por meio do CPF ou cartão nacional do SUS (CNS) poderá ser acessado pelo site: www.portalsus.es.gov.br

Em caso de dúvidas com os resultados do portal, procurar a unidade de coleta para informações.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard