Produções Científicas

Espaço dedicado a divulgação das produções científicas realizadas no âmbito do Lacen/ES, contribuindo para o avanço da ciência, ações de vigilância epidemiológica e promoção da saúde pública.

Genomic and epidemiologic investigation of arboviral coinfections, Espírito Santo, Brazil

Identificou-se os primeiros casos de coinfecção por Oropouche e Dengue fora da área endêmica, além do primeiro registro de tripla infecção por arbovírus no Espírito Santo. Apesar disso, as coinfecções foram raras (0,2%, n = 44), principalmente DENV/CHIKV (75%), com 2 novos casos de DENV-1/DENV-2/CHIKV e 1 de OROV/DENV-2. O sequenciamento resultou em 12 genomas virais completos, identificando linhagens distintas de DENV-1, DENV-2, CHIKV e OROV.

Neuroinvasive Oropouche virus in a patient with HIV from extra-Amazonian Brazil

O estudo descreve o primeiro caso neuroinvasivo ocasionado pelo vírus Oropouche fora da Amazônia, em um paciente que vive com HIV, evidenciando a capacidade neurotrópica desse vírus e o potencial agravado dessa arbovirose em indivíduos imunocomprometidos. O reforço da consciência clínica, da capacidade de diagnóstico e da vigilância é essencial para mitigar os efeitos crescentes deste arbovírus negligenciado.

Unravelling the pathogenesis of Oropouche vírus

Foi registrado o primeiro caso fatal de infecção pelo vírus Oropouche no Espírito Santo, identificado por meio de um estudo multidisciplinar. O sequenciamento genômico revelou a linhagem viral M1L2S2, associada a alta carga viral, falência múltipla de órgãos e intensa resposta inflamatória hepática. O trabalho reforça a importância do diagnóstico precoce e da pesquisa científica aplicada à saúde pública.

Emergence of Oropouche Virus in Espírito Santo State, Brazil, 2024

O vírus Oropouche (OROV), antes restrito à Amazônia, expandiu-se para o Espírito Santo, onde foram confirmados 339 casos entre março e junho de 2024. O estudo revelou a transmissão local em áreas agrícolas da Mata Atlântica, especialmente em municípios com climas tropicais e cultivo intensivo de cacau, café robusta, coco e pimenta, destacando a necessidade de vigilância reforçada e medidas de controle direcionadas.

Expansion of Oropouche virus in non-endemic Brazilian regions: analysis of genomic characterisation and ecological drivers

O vírus Oropouche (OROV), antes restrito à Amazônia, espalhou-se para outras regiões do Brasil em 2024, com surtos principalmente em pequenos municípios agrícolas e uma frequência de casos de 3,9 vezes maior em municípios do que em municípios grandes. O estudo genômico revelou múltiplas introduções da nova linhagem amazônica, associadas a áreas de cultivo de banana e mandioca, indicando que fatores ecológicos locais favorecem a disseminação do vírus e reforçando a necessidade de vigilância ativa.

Avaliação de Índices de Qualidade após Medidas Promovidas pelo Monitoramento Externo da Qualidade dos Exames Citopatológicos Cervicais Realizados pelo SUS no Espírito Santo

Em parceria com os laboratórios que prestam serviço ao SUS, a UMEQ/Lacen-ES implementou em 2023 ações para melhorar a qualidade dos exames citopatológicos no Espírito Santo. O estudo mostrou aumento na detecção de lesões precursoras e aprimoramento dos padrões laboratoriais, fortalecendo a prevenção do câncer cervical no Estado e reforçando a importância de investimentos contínuos em tecnologia e protocolos de rastreio.

SARS-CoV-2 intra-host diversity, antibody response, and disease severity after reinfection by the variant of concern Gamma in Brazil

O estudo descreveu 25 casos de reinfecção por SARS-CoV-2 no Brasil durante a circulação da variante Gamma, mostrando que os pacientes tiveram sintomas leves e boa resposta imunológica. As análises genômicas indicam baixo risco de reinfecções graves e sugerem que o aumento de casos durante a onda Gamma foi causado principalmente por novas infecções, não por reinfecções.

Low prevalence of influenza A strains with resistance markers in Brazil during 2017–2019 seasons

O estudo avaliou a resistência antiviral dos vírus da gripe A (IAV) no Brasil entre 2017 e 2019 e identificou baixa prevalência de cepas resistentes aos principais medicamentos usados contra a influenza, como o oseltamivir. Os resultados indicam que esses antivirais ainda são eficazes no tratamento, mas reforçam a importância da vigilância contínua da resistência viral.

Molecular characterization of a new SARS-CoV-2 recombinant cluster XAG identified in Brazil

Pesquisadores identificaram no Brasil uma nova linhagem recombinante do SARS-CoV-2, resultante da combinação entre as variantes Omicron BA.1.1 e BA.2.23, denominada XAG. O estudo revelou quatro mutações inéditas e confirmou, por análises filogenéticas, a origem comum dessa nova cepa, destacando a importância da vigilância genômica contínua para detectar variantes emergentes.

Emergence and Spread of the SARS-CoV-2 Variant of Concern Delta across Different Brazilian Regions

O estudo revelou como a variante Delta do SARS-CoV-2 se espalhou rapidamente pelo Brasil em 2021, tornando-se dominante em várias regiões. Foram identificados três grandes clusters de transmissão, com origem principal no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Os resultados reforçam a importância da vigilância genômica contínua para conter novas variantes e surtos.

Phylogenetic-based inference reveals distinct transmission dynamics of SARS-CoV-2 lineages Gamma and P.2 in Brazil

O estudo analisou 11.724 genomas do SARS-CoV-2 e mostrou que o Brasil passou por duas grandes substituições de linhagens até 2021: a P.2, surgida no Rio de Janeiro em 2020, e a Gamma, originada no Amazonas. A Gamma foi de 1,5 a 3 vezes mais transmissível que a P.2, espalhando-se rapidamente pelo país e tornando-se dominante.

Unusual SARS-CoV-2 intrahost diversity reveals lineage superinfection

O estudo analisou milhares de amostras brasileiras de SARS-CoV-2 entre 2020 e 2021 e identificou nove casos de coinfecção por diferentes linhagens do vírus, um fenômeno raro, mas relevante. Essas infecções simultâneas podem influenciar a evolução viral e favorecer o surgimento de novas variantes, reforçando a importância da vigilância genômica contínua durante a pandemia.

Identification of a novel SARS-CoV-2 P.1 sub-lineage in Brazil provides new insights about the mechanisms of emergence of variants of concern

O estudo identificou uma nova sublinhagem do SARS-CoV-2 P.1, denominada Gamma-like-II, que compartilha mutações com a variante de preocupação Gamma. A pesquisa revela que essas mutações surgiram gradualmente na Amazônia antes da expansão da VOC Gamma, sugerindo que a imunidade parcial da população pode ter impulsionado a evolução e diversificação do vírus no Brasil.

Seasonality, molecular epidemiology, and virulence of Respiratory Syncytial Virus (RSV): A perspective into the Brazilian Influenza Surveillance Program

O trabalho analisou casos de infecção respiratória grave em crianças de até 3 anos no Espírito Santo (2016–2018) e identificou o vírus sincicial respiratório (RSV) em 56% dos casos, com circulação dos subtipos A e B. O RSV-A causou quadros mais graves, e a circulação viral aumentou em períodos mais frios, reforçando a importância da vigilância e prevenção.

A Potential SARS-CoV-2 Variant of Interest (VOI) Harboring Mutation E484K in the Spike Protein Was Identified within Lineage B.1.1.33 Circulating in Brazil

Pesquisadores identificaram no Brasil uma nova variante de interesse do SARS-CoV-2, denominada N.9, derivada da linhagem B.1.1.33. Detectada entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a N.9 apresenta a mutação E484K na proteína Spike — associada ao escape imunológico — e já foi encontrada em diversas regiões do país.

Covert cases of Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2: An obscure but present danger in regions endemic for Dengue and Chikungunya viruses

Neste trabalho foram analisadas 7.370 amostras de pacientes com suspeita de dengue ou chikungunya no Espírito Santo e identificou casos não diagnosticados de COVID-19 já em dezembro de 2019. Esses resultados indicam que o SARS-CoV-2 circulava antes do primeiro registro oficial e que, em áreas endêmicas, infecções simultâneas podem dificultar o diagnóstico correto.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard