Central de Transplantes realiza capacitação sobre morte encefálica
Nesse sábado (29), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) realizou a primeira capacitação do Curso para Determinação de Morte Encefálica do ano. O curso foi direcionado a médicos que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de urgência e emergência, e que estejam há mais de um ano no atendimento de pacientes em coma.
O curso é realizado pela equipe médica da Central Estadual de Transplantes do Estado do Espirito Santo (CET-ES), em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), e visa a atender a determinação da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.173/2017, que define que, para a realização do protocolo de morte encefálica, é preciso que o médico seja capacitado por meio do Curso de Determinação de Morte Encefálica.
Durante todo o dia, os profissionais tiveram aulas teóricas em que foram abordados temas como o conceito e o diagnóstico de morte encefálica, a legislação, os exames e a conduta pós-conclusão do protocolo. Os médicos também participaram de aulas práticas e da discussão de casos clínicos.
De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Maria Machado, a resolução do CFM nº 2.173/2017 determina a necessidade de que os profissionais médicos sejam especificamente capacitados para realizar o protocolo de morte encefálica. Hoje, o Espírito Santo, por meio da CET-ES, oferece a capacitação gratuitamente.
“Alguns profissionais já têm vivência no assunto, mas diante da nova resolução do Conselho Federal de Medicina é preciso atualizar e conscientizar os médicos para que continuem a oferecer um diagnóstico seguro e de qualidade”, disse a coordenadora.
Maria Machado reforçou ainda que o profissional é treinado para realização de todo o protocolo de morte encefálica, desde a abertura do protocolo até a comunicação da morte, e a entrevista para doação de órgãos com os familiares.
Programação de cursos
Outros cursos já estão programados para ocorrerem neste primeiro semestre de 2020. Os próximos cursos acontecem nos dias 18 de abril e 16 de maio e serão realizados na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), que fica na rua Emília Franklin Mululo, 228, Bento Ferreira, Vitória.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail neco.medicocet@saude.es.gov.br.
Conteúdo
- Conceito e diagnóstico de morte – morte encefálica;
- Legislação;
- Pré-requisitos;
- Exame clínico;
- Teste de apneia;
- Exame complementar;
- Conduta pós-conclusão do protocolo;
- Estudo de casos clínicos;
- Aula prática de teste de apneia;
- Aula prática de comunicação de más notícias.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br