26/09/2019 17h32 - Atualizado em 26/09/2019 17h34

Cuidados com o Aedes Aegypti devem ser intensificados no período de chuva

A primavera chegou na última segunda-feira (23) e promete tempo quente e chuvoso. Com isso, a população deve ficar ainda mais atenta aos focos que podem virar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A fêmea do inseto deposita seus ovos nas paredes de reservatórios com água limpa e parada. Ao entrar em contato com o líquido, os ovos eclodem, se transformam em larva, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adulto) e, após dois dias, o mosquito está formado.

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti é necessário que todos estejam atentos aos recipientes que acumulam água espalhados nas residências. Todos os reservatórios devem ser higienizados frequentemente, as garrafas vazias precisam ficar de cabeça para baixo, além de manter os quintais sempre limpos.

Veja aqui o 38º boletim da dengue.

Veja aqui o 38º boletim de zika.

Veja aqui o 38º boletim chikungunya. 

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o final de semana na Grande Vitória será de sol entre nuvens com possibilidade de chuva. As temperaturas na região variam entre mínima de 19°C e máxima de 30°C.

Na região Sul, haverá variação de nuvens e chuva rápida em alguns momentos. A mínima para os próximos dias será de 17°C e a máxima de 30°C.

Já no leste da região serrana, a previsão é de sol entre nuvens e chuva em alguns momentos, com temperaturas. Nas áreas menos elevadas da região, o clima varia entre 20°C e 27°C, e nas áreas mais altas, entre 15°C e 24°C.

No norte do Espírito Santo, a mínima pode chegar a 17°C, e a temperatura máxima de 34°C.

Para a região noroeste não há previsão de chuva até o final de semana. Em Mantenóplois e Alto Rio Novo, a temperatura varia entre 17°C e 31°C.

No nordeste do Estado, há previsão de chuvas na parte sul da região. Temperaturas variam entre 19°C e 33°C.

No domingo, a previsão é de sol entre nuvens, com tempo abafado em todo Estado.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard