21/12/2020 15h40

Himaba apresenta resultados finais do projeto Lean nas Emergências

Após 12 meses do início da implantação do projeto “Lean nas Emergências”, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, apresentou, nesta segunda-feira (21), os resultados da iniciativa para os monitores do Projeto.

O "Lean" tem como objetivo melhorias no fluxo de serviços de urgência e emergência e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio Libanês.

Durante todos os meses, a equipe do Himaba foi acompanhada pelos consultores do projeto, presencialmente e on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Foram identificados diagnósticos de desempenho operacional e a redução no tempo médio de alguns indicadores.

O Himaba conseguiu ainda implantar ferramentas que promovem agilidade e eficiência no trabalho, como: o plano de capacidade plena; a realização do “Daily Huddle”, que são reuniões rápidas, duas vezes ao dia, com lideranças de todos os setores com informações que ajudam durante o plantão; a metodologia 5S, que melhora a eficiência por meio da destinação adequada de materiais, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços; o VSM ou Mapeamento de Fluxo de Valor; e o método Espaguete, que auxilia de maneira visual na identificação das principais melhorias de processos, por meio da reorganização da movimentação na unidade de trabalho eliminando os desperdícios de tempo neste processo.

Segundo a diretora técnica do Himaba, a médica Cristina Abreu, os resultados dos índices foram animadores, com redução no tempo médio de permanência do paciente internado; aumento na taxa de agregação de valor; redução do tempo de atendimento; equipes mais integradas e engajadas; e o fortalecimento de lideranças.

“O Lean veio para agregar, nos trouxe muito conhecimento, inclusive, no início da pandemia, a gente teve muita ajuda dos consultores. Foi um ano difícil e apesar disso conseguimos ter resultados positivos, a equipe está feliz com as melhorias que a consultoria trouxe. Acredito que são mudanças que serão permanentes no Himaba, já que contou com colaboradores que estão aqui desde a inauguração do hospital”, afirmou a diretora.

Com a conclusão do acompanhamento presencial dos monitores do projeto, a equipe do Lean passa a controlar, a distância, os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção das melhorias introduzidas.

A especialista no projeto Lean, Angela Souza, que acompanhou o Himaba desde o início da implantação da iniciativa, parabenizou a equipe pelos resultados apresentados. “Vocês estão de parabéns, estão no caminho certo, mas quero que saibam também que o trabalho continua. A sementinha foi plantada e eu sei que vocês vão dar continuidade ao projeto com as ferramentas que a gente trouxe. Se precisarem do nosso auxílio, vamos continuar aqui à disposição”, disse Angela Souza. 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

comunicacao.himaba@institutognosis.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard