22/02/2019 16h50 - Atualizado em 22/02/2019 16h53

Hospital Estadual Central possui tecnologia mais moderna do Espírito Santo para realização de procedimentos

O Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), adquiriu um novo equipamento para o setor de hemodinâmica, que passou por obras de reforma e adequação e foi reinaugurado nesta sexta-feira (22). A ocasião contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos.

Com um investimento de R$ 2.622.000,00, agora a instituição conta com a tecnologia mais moderna do Estado e pode realizar exames específicos com mais segurança para o paciente. O sistema de raio-x Allura Xper FD20 é um aparelho para procedimentos neurovasculares e vasculares periféricos e chegou ao hospital no último mês. O equipamento passou por um período de montagem, calibragem e testes, e já está pronto para atender pacientes.

Com a novidade, o HEC, que é referência em atendimento a acidente vascular cerebral (AVC), garante mais segurança e qualidade no diagnóstico e no processo de intervenção ao paciente. Esse é um aparelho capaz de fazer reconstruções tridimensionais, tomografias e angiotomografias durante o procedimento, proporcionando um melhor resultado técnico. Além disso, a exposição do paciente e da equipe técnica e médica à radiação será menor.

Também será possível atender uma quantidade maior de pacientes, por se tratar de um aparelho específico para esses procedimentos, que deverão ser executados com mais agilidade, e, caso haja demanda do Estado para isso, ainda permitirá um aumento no número de atendimentos realizados no hospital.

O secretário da Saúde reafirmou o compromisso do Governo do Estado em continuar buscando investimentos como esse. “O hospital reúne boas práticas, sendo uma experiência positiva para o SUS. A chegada dessa máquina possibilita oferecer à população o que há de melhor e mais moderno nos serviços de neurocirurgia e vascular. Trazer para uma unidade pública um equipamento moderno, que vai ter uma capacidade maior de atender os pacientes, é uma satisfação”, disse Nésio Fernandes.

Para o subsecretário Fabiano dos Santos, “a expectativa da gestão estadual é que o SUS tenha a melhor qualidade de serviços, os melhores equipamentos e os melhores profissionais. É ele que tem que estar à frente, porque atende o público em geral, a população que mais precisa”.

A solenidade também contou com a presença do diretor executivo do HEC, Rubens Felix, que expressou sua satisfação em ver esse investimento entregue para a população. “Esse é mais um passo para elevar a qualidade da saúde pública. Reduziremos o tempo dos procedimentos, então mais pacientes poderão ser beneficiados. Espero que a gente possa contribuir cada vez mais para o sistema de saúde do Estado e, principalmente, da Grande Vitória”, afirmou.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

E-mail: comunicacao@hec.org.br

Tel: (27) 3636-4733 / 99227-1031

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard