iNOVA Capixaba realiza I Simpósio Interdisciplinar de Diabetes com foco no cuidado integral e inovação em saúde
A Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) e o Hopital Estadual Dr. Dório Silva, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), promovem o I Simpósio Interdisciplinar de Diabetes: Evidências, Estratégias e Assistência Integral. O Simpósio acontece nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), no auditório da FAESA, em Vitória.
O evento é aberto a profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e gestores e foi idealizado para ser um espaço coletivo de diálogo, atualização e integração entre diversas áreas, como Endocrinologia, Nutrição, Enfermagem, Nefrologia, Cardiologia, Psicologia e Fisioterapia.
Com sua programação, o simpósio abordará desde os fundamentos fisiopatológicos do diabetes mellitus até inovações tecnológicas em tratamento e educação em saúde, passando por temas cruciais como prevenção, diagnóstico, manejo terapêutico, autocuidado, complicações agudas e crônicas, nutrição, políticas públicas e gestão em saúde.
Entre os palestrantes confirmados, o Simpósio contará com nomes como José Geraldo Mill (Ufes), coordenador do estudo longitudinal ELSA-ES e do projeto Optimal-Diabetes do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM); Victória Oliveira (USP), pesquisadora com pós-doutorado em Biologia de Sistemas, com foco em processos inflamatórios e novas terapias no diabetes; Alice Pignaton Naseri (Sesa-ES/UFES-EBSERH), referência-técnica da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Espírito Santo; Flávia Tessarolo (SBD-ES), endocrinologista e presidente da SBD regional/ES; entre outros.
Haverá mesas-redondas, palestras, minicursos e talk-shows científicos, entre eles, módulos sobre atendimento ao paciente crítico com cetoacidose diabética, contagem de carboidratos para controle glicêmico, manejo do pé diabético, e uso de fotobiomodulação para neuropatia diabética.
Além disso, o simpósio assume relevância para a saúde pública estadual e nacional ao fomentar discussão crítica sobre como implementar, no âmbito do sistema público, práticas assistenciais mais eficazes, seguras e humanas para pessoas com diabetes.
“A proposta de articulação multiprofissional e o incentivo à pesquisa científica e à educação continuada podem contribuir diretamente para o aprimoramento da atenção à saúde, prevenção de complicações e redução da carga de morbidade e mortalidade associadas à doença”, destacou gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação da iNOVA, Ana Carolina Ramos.
Sobre a Fundação
Criada em 05 de março de 2020 pelo Governo do Estado do Espírito Santo — por meio do Decreto Nº 4585-R — a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa). Dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, conforme a Lei Complementar N° 924 de 17 de outubro de 2019, a iNOVA Capixaba tem como missão aperfeiçoar a gestão hospitalar, promovendo a melhoria da saúde pública, redução de custos, regulamentação de compras e cumprimento de metas de desempenho. A iNOVA desenvolve um modelo focado na prestação de serviços ágeis e resolutivos, com o objetivo de solucionar demandas estruturais do sistema de saúde no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br