12/08/2024 17h00 - Atualizado em 12/08/2024 17h08

Inoves 2024: 27 projetos da Secretaria da Saúde disputam o prêmio

No total, 27 projetos da Secretaria da Saúde passaram na primeira etapa do Prêmio Inoves 2024. Agora as propostas serão avaliadas pela comissão avaliadora nas categorias Ideia, Desenvolvimento e Resultado. A lista com os semifinalistas será divulgada no dia 2 de setembro. Já o resultado final será em novembro deste ano.

“Os servidores da Sesa são proativos e criativos, focados na prestação de um serviço de qualidade para quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso se reflete em muitas ações. Por isso, inscrevemos muitos projetos, que já foram pré-selecionados na primeira etapa do Prêmio Inoves 2024. Vamos seguir na torcida para que o trabalho deles seja reconhecido também nessa esfera”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

Na lista, há quatro projetos que são do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que é responsável na Sesa, desde 2019, para coordenar políticas de inovação em saúde, a partir da formação e qualificação de profissionais e do desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas.

Confira a lista dos projetos da Sesa que estão na disputa:

Categoria Ideia (projetos que ainda não foram executados)

1. Apoio institucional para ações de Saúde do Trabalhador junto à atenção primária em saúde
  2. Aprimora SUS: aprimoramento da gestão e eficiência operacional do SUS no Estado do Espírito Santo
  3. Diabetes em destaque: realizando o Instituto Capixaba de Atenção ao Diabetes (ICADS)
  4. Doença psoriásica: a importância do cuidado muito além da pele
  5. Foco na fibromialgia: é possível viver sem dor! Política Estadual de Atenção aos pacientes
  6. Modernização documental - transformação e modernização digital da gestão documental
  7. Monitora Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF)
  8. Painel de Qualidade Assistencial da Linha de Cuidado das Pessoas com Doença Renal Crônica (DRC) no Espírito Santo

Categoria Desenvolvimento (projetos que estão em execução)

1.Gota de vida: a tecnologia como instrumento para captação e fidelização de doadores de sangue - Icepi

1. Implantação da plataforma digital da Biblioteca de Saúde Pública Liu Leal – Icepi
  2. Implementação da Política Estadual de Cofinanciamento dos SERDIA no Espírito Santo
  3. Laboratório de Inovação e Direito à Saúde (LAB SUS + Justiça) – Icepi
  4. O Plano de Ação Institucional da Superintendência Regional de Saúde de Colatina
  5. Padtech: criação de um software de triagem de lesões de pele para auxiliar profissionais de saúde – Icepi
  6. Planejamento Regional Integrado – PRI na Região Central Norte de Saúde do Espírito Santo.
  7. Programa de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde (Profaf)
  8. Projeto de Qualificação dos Planos Municipais de Saúde seus monitoramentos e avaliações
  9. Retirando venda da invisibilidade: a integração e o observatório da doença rara no Espírito Santo
  10. Um novo olhar para consultas e exames: uma perspectiva para o monitoramento e gestão do acesso – Icepi
  11. Wiki Saúde - conectando conhecimento e prática com informação
  12. Yoga: transforme sua rotina, servidor.

Categoria Resultados (projetos que alcançaram os objetivos)

1. "Caça Dengue": ensino lúdico e divertido sobre o combate ao Aedes Aegypti e a prevenção da Dengue
  2. A experiência do Programa de Imunizações do Espírito Santo na construção e implementação do Vacina e Confia
  3. A importância do corpo clínico no hospital, utilizando um sistema pragmático e virtual
  4. Cozinha Experimental
  5. HEMOdata
  6. Notificação de contratos - Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF)

Reconhecimento

A Sesa venceu Prêmio Inoves 2022 com o projeto “Implementação do NESAM SAMU 192 como qualificação do cuidado às urgências e emergências psiquiátricas no Estado do Espírito Santo”, na categoria Ideia. Ele foi um dos selecionados entre os 259 inscritos. O objetivo do projeto era qualificar, humanizar e garantir o acesso e a continuidade às pessoas que precisam do cuidado de urgência e emergência psiquiátrica.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos