30/06/2023 17h08 - Atualizado em 05/07/2023 11h57

Prevenção e enfrentamento à violência são destaques em encontro estadual do Programa Saúde na Escola

O VI Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado nessa quinta-feira (29), marcou as discussões em prol do fortalecimento de políticas intersetoriais entre a saúde e a educação destinadas à prevenção e o enfrentamento à violência. O encontrou, que estava acontecendo on-line desde início da pandemia da Covid-19, em 2020, voltou a ser presencial e ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

Durante a abertura do evento, o subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, parabenizou a equipe da Secretaria da Saúde (Sesa) que reuniu representantes dos 78 municípios capixabas e falou sobre a proposta do encontro.

“Isso é dedicação e vontade de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) eficiente e de qualidade. Que desse evento possa sair o estímulo para fortalecermos e qualificarmos os núcleos de enfrentamento à violência na Atenção Primária à Saúde. E que tenhamos um debate de muita qualidade e não percamos a energia jamais, para que possamos fazer uma sociedade muito melhor para vivermos com nossos filhos e netos”, disse Marino.

Ainda no início das apresentações, o subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação da Secretaria da Educação (Sedu), Marcelo Lema Del Rio Martin, destacou a importância da intersetorialidade entre a saúde e a educação.

“Estamos aqui fortalecendo os laços com a Saúde, com o trabalho institucional do Governo do Estado. Entender que esse trabalho de base que é feito pela saúde, como o da saúde da família e o da saúde na escola, que é preventivo, é entender também a política pública de forma mais ampla. Gostaria de parabenizar a Sesa por dar luz a esse trabalho da saúde na escola”, disse Martin.

O encontro foi ministrado aos profissionais referências municipais de saúde e educação que compõem o PSE, de representantes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Núcleo de Prevenção à Violência (NUPREVI), de coordenadores municipais e regionais da Atenção Primária à Saúde e referências regionais da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), da Sedu.

Durante todo o dia, os profissionais participaram de palestras com temáticas sobre “Enfrentamento à violência”; “Estratégias de prevenção à violência e construção de convivência democrática”; “Saúde Mental no Ambiente Escolar”; “Contextualização da Rede de Atenção Psicossocial”; “Educação e saúde: dos encontros no território a rede de cuidado”, entre outros.

Além disso, também acompanharam a palestra do coordenador do Núcleo de Educação para a Paz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), o professor Nei Alberto Salles Filho, ministrada de forma on-line.

O VI Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) foi promovido pelo Núcleo Especial da Atenção Primária (NEAPRI), em parceria com a Gerência de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Acidentes e Violência (Viva) e a Secretaria da Educação.

Programa tem 100% de adesão dos municípios capixabas

Durante o evento, a referência técnica estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), Erika Saiter Garrocho, agradeceu a todos os 78 municípios presentes. Em 10 anos de programa no SUS capixaba, esse é o primeiro ciclo que todos os municípios do Estado fazem a adesão ao PSE.

“É um fato inédito para o Estado. Todos os 78 municípios capixabas aderiram ao Programa do PSE para este ciclo de 2023/2024. Os profissionais compreenderam que trabalhar a promoção da saúde, nesse período pós-pandemia, com muita demanda nos serviços de saúde, tendo um espaço além, como nas escolas, para a promoção e prevenção, que pode ajudar a todos. Quanto mais informação e conhecimento, mais conseguimos reduzir o número de demandas urgentes aos serviços de saúde”, informou Erika Garrocho.

O PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituída pelo Ministério da Saúde, que visa ao desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. A articulação entre escola e a Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola.

A profissional ressaltou também que o VI Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola vem para fortalecer uma das ações já trabalhadas ao longo do ciclo, que é o da “Promoção da cultura de paz e direitos humano”, e que foi acrescida à ação voltada à “Saúde Mental”. “Já é uma ação obrigatória no Programa e sempre abordamos, pois se trata de uma temática solicitada pelos profissionais sobre prevenção e o enfrentamento à violência. É um momento importante para fortalecermos os nossos profissionais e passar as informações corretas”, frisou Erika Garrocho.

Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover a saúde e a educação integrais.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Além de reforçar a importância de discussões de temas importantes a este público.

O Programa é também uma importante articulação de forma intersetorial, a fim de provocar intervenções e discussões necessárias para o diálogo de cultura de paz na Comunidade Escolar.

“A atuação integrada da escola básica com a Atenção Primária é capaz de trazer benefício para o cidadão do território, formando cidadãos capazes de ter compromisso com a realidade local e melhorá-la”, completou a referência técnica estadual Erika Saiter.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida