24/10/2023 18h15 - Atualizado em 24/10/2023 18h18

Saúde realiza Fórum com Núcleos Internos de Regulação hospitalar

A Secretaria da Saúde promoveu, no dia 18 de outubro, o segundo Fórum Estadual de Regulação e Internação, uma iniciativa promovida pela Subsecretaria de Regulação do Acesso em Saúde (SSERAS), por meio do Núcleo Especial de Regulação de Internação (NERI). O evento visa estabelecer uma conexão eficiente entre os Núcleos Internos de Regulação Hospitalar (NIRs) e o NERI.

A abertura do fórum contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, e do subsecretário Gleikson Barbosa dos Santos. “Os núcleos de regulação hospitalar desempenham um papel fundamental no sistema de saúde, promovendo a eficiência do giro de leitos, contribuindo para a otimização dos recursos e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde”, destacou o secretário.

Em sua fala inicial, o subsecretário Gleikson Barbosa dos Santos realizou uma saudação especial aos médicos presentes, em comemoração ao Dia do Médico, celebrado no mesmo dia. E pontuou: “Esse fórum é um veículo importante para divulgar dados e resultados do processo regulatório realizado pelo NERI, em colaboração com os NIRs. O objetivo é garantir que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso ao local correto, com os recursos adequados, no menor tempo possível. A união de esforços e a colaboração entre os envolvidos demonstram o compromisso com o bem-estar dos pacientes e com a eficiência do sistema de saúde”.

O fórum abordou uma série de temas sobre a regulação, com destaque para a regulação da saúde mental e os indicadores de monitoramento, que são minuciosamente avaliados pela Comissão para Alinhamento, Capacitação, Monitoramento e Avaliação do Processo Regulatório do NERI (CACMAR). O objetivo é proporcionar transparência na avaliação das metas contratuais. Além disso, foram apresentados dados que são monitorados diariamente pelo NERI, com o intuito de acelerar as transferências e identificar eventuais fragilidades na rede de saúde.

A médica Yhorana Berger Tonoli, coordenadora médica do Núcleo, destacou a importância de compreender o funcionamento do fluxo regulatório do NERI pelos NIRs. Ela ressaltou que essa parceria sólida entre os hospitais da rede e a regulação resultará em benefícios tangíveis para os usuários, como a redução no tempo de espera por leitos, a diminuição das judicializações e uma assistência de qualidade adequada à complexidade de cada paciente regulado.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard