31/10/2017 18h17

Sesa conduz formação sobre conceitos básicos da Política de Humanização

Profissionais de 22 serviços da região metropolitana e da região sul de saúde estão participando do Ciclo de Formação em Humanização – Bases Conceituais, oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NuedRH) e do Grupo Condutor de Humanização, em parceria com o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) e com o Ministério da Saúde.

A capacitação teve início no dia 25 de outubro e será realizada em quatro módulos. Os próximos acontecerão nos dias 08 e 29 de novembro e 13 de dezembro. O objetivo é fortalecer a Política Nacional de Humanização por meio da qualificação dos trabalhadores de saúde. “Esta capacitação é uma demanda antiga. Há tempos o Ministério da Saúde ofereceu uma formação, mas novos atores foram entrando nos serviços de saúde, daí a necessidade de um alinhamento conceitual sobre a Política de Humanização”, explicou Ruskaia Poyares, integrante do Grupo Condutor de Humanização da Sesa.

Ruskaia explicou que a parte metodológica, que inclui carga horária e planejamento das atividades, por exemplo, é coordenada pela Sesa. Já o espaço físico e os professores foram cedidos pelo Hucam. O Ministério da Saúde, por sua vez, forneceu o material didático e enviou uma representante, na abertura da formação, para traçar um panorama sobre a trajetória da Política Nacional de Humanização, enriquecendo a discussão.

“As parcerias se mostram ferramentas necessárias e importantes, muitas vezes, para vencermos entraves administrativos. Não houve aplicação direta de recursos na construção deste Ciclo de Formação. A equipe usou muita criatividade para atender a esta demanda prevista no planejamento de 2017 da Câmara Técnica de Humanização (CTH) Metropolitana. E a avaliação do primeiro módulo foi altamente positiva. Os profissionais estão super motivados. Pretendemos dar continuidade em 2018, tendo em vista que muitos trabalhadores gostariam de ter participado, mas, por conta do espaço físico, não foi possível atender a todos”, comentou Ruskaia.

Participantes

A coordenadora de Humanização na Sesa, Kátia Bastos, informou que foram ofertadas 60 vagas, sendo 50 para a Secretaria de Estado da Saúde e 10 para o Hucam. Da Sesa, participam profissionais dos hospitais de Jerônimo Monteiro, Dr. Jayme Santos Neves, Hospital de Atenção Clínica, São Lucas, Central, Infantil de Vitória, Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), Dório Silva, Pedro Fontes e Hospital Infantil e Maternidade de Vila Velha.

Além desses, participam trabalhadores do nível central da Sesa: da Subsecretaria de Assistência em Saúde; da Superintendência Regional de Saúde de Vitória; do Serviço de Verificação de Óbito (SVO); e da Gerência de Controle, Monitoramento e Avaliação de Serviços de Saúde.

Outros serviços que estão participando são: Hucam, Maternidade Municipal de Cariacica, Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, Hospital Santa Rita, Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (Fhasdomar) e Hospital Evangélico de Cachoeiro Itapemirim.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br