26/07/2013 06h49 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Acidente de trabalho: Estado se reúne com órgãos para unificar análise sobre causas

Nesta segunda-feira (29), o Estado toma a iniciativa de se reunir com órgãos competentes para fazer uma unificação das análises sobre as causas de acidentes de trabalho. Atualmente, essas notificações podem ser feitas a instituições diferentes, ou até mesmo nem serem registradas como tal por falta de conhecimento, dificultando a busca de soluções efetivas para esse problema.

O assunto será debatido durante o ‘1º Curso de Análise de Acidente de Trabalho’, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e que contará com a presença de profissionais convidados do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Delegacia de Acidente do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesa, Rivana Marília Fernandes, todas essas instituições fazem interface quando o assunto é acidente de trabalho. “Muitas vezes o SUS trata e reabilita o paciente, faz avaliação das condições de trabalho nas empresas, mas às vezes não chegam até nós as causas. A ideia é reunir esses órgãos e unificar o olhar dessa análise dos acidentes”, explica.

Como resultado desse esforço, será possível, no futuro, criar políticas públicas para a prevenção dos acidentes de trabalho. “Precisamos investigar as situações que originaram os acidentes de trabalho, o que colocou os trabalhadores em situação de insegurança e as situações que favorecem os acidentes. Com esse conhecimento, podemos interferir nas causas e elaborar políticas públicas de prevenção. Após esse curso, nosso segundo passo é criar um comitê estadual para atuar nessa questão”, adianta.

Palestra

A palestra será dada pela referência internacional no assunto, o professor doutor Ildeberto Muniz de Almeida, que inclusive já foi servidor estadual. Ildeberto é graduado em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem mestrado e doutorado em Saúde Pública e atualmente leciona na Universidade Estadual Paulista em Botucatu (Unesp).

Com vasto currículo, o profissional tem experiência em Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador e atuação nos temas de acidentes do trabalho, prevenção de acidentes, análise de acidentes, concepções de acidentes e saúde do trabalhador.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard