22/10/2008 09h44 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Agentes de Saúde de Colatina participam de capacitação sobre dengue nesta quarta (22)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, a Capacitação de Integração dos Agentes Comunitários no Combate e Prevenção à Dengue, em atendimento a uma solicitação da Coordenação de Atenção Primária de Colatina. O evento ocorre nesta quarta (22), no auditório da Apae de Colatina.

Estarão presentes 180 agentes comunitários de saúde daquele município. A capacitação será realizada em dois horários: das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, uma vez que os agentes serão divididos em duas turmas.

O objetivo da capacitação é preparar os agentes para desenvolver ações educativas e de mobilização social, em relação aos cuidados que os moradores devem ter dentro e fora de casa e com o lixo. Além disso, os agentes devem estar aptos a eliminar depósitos inservíveis e a orientar as famílias por eles visitadas quanto à prevenção da formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Essa integração é importante porque multiplica o trabalho realizado pelos agentes de endemias e é uma ação necessária para evitar que casos da doença aconteçam.

Também serão abordados temas relativos à doença (modo de transmissão, quadro clínico, período de incubação), sobre o vetor (seus hábitos, criadouros) e sobre as medidas de prevenção e controle.

A capacitação dará condições ainda ao agente comunitário de saúde de exercer vigilância sobre as famílias de sua comunidade, buscando identificar casos suspeitos de dengue, investigar a existência de outros casos, e ainda buscar encontrar focos do mosquito. Na ocorrência de casos suspeitos, os agentes serão orientados a encaminhar o caso à Unidade de Saúde ou à Unidade de Saúde da Família.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard