07/12/2007 15h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Assistência Farmacêutica Estadual prepara Planejamento Estratégico 2008

A Gerência Estadual de Assitência Farmacêutica (Geaf), da Secretaria de Estado da Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira (07) o Seminário de Planejamento para 2008. O evento aconteceu no auditório do Clube Álvares Cabral e foi seguido de uma confraternização de fim de ano.

Cerca de 50 pessoas, entre profissionais das gerências de Farmácia, Regulação, Vigilância em Saúde e dos Centro Regionais de Especialidade (CREs) participaram do seminário, que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tose.

Tose parebenizou as equipes pelo trabalho conjunto e disse o que espera do setor para o próximo ano. “O que está acontecendo na gerência farmacêutica é o que a gente quer e vem trabalhando para se tornar realidade em toda a Secretaria. Vamos buscar o que é fundamental hoje: melhorar o atendimento à população, buscando agilidade, encaminhando as pessoas ao serviço e garantindo a informação correta”, finalizou.

Desafios

O ano de 2007 foi um período de muitas conquistas para a Gerência Estadual de Assitência Farmacêutica (Geaf). A Sesa elevou de 75% para 95% o índice de cobertura dos medicamentos de alto custo. Além disso, o Espírito Santo foi o primeiro Estado do País a criar a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais e Excepcionais (Rememe) e o Fórum Intersetorial de Assistência Farmacêutica. O Estado também saiu na frente e tornou-se o segundo da federação a implantar a sua política farmacêutica.

O cordenador da Gerência Estadual de Assitência Farmacêutica (Geaf), Silvio Machado, explicou o motivo para os bons resultados. “Todos os desafios conquistados até aqui só foram vencidos porque houve planejamento e trabalho em equipe”, destacou.

De acordo com Silvio, o caminho para 2008 já foi traçado: avançar na regulação e no controle da utilização dos medicamentos excepcionais e na humanização e melhoria da qualidade do atendimento prestado à população capixaba nas farmácias.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha