03/03/2011 06h33 - Atualizado em 23/09/2015 13h29

Atendimentos de urgência e emergência não param durante o Carnaval

Os serviços de urgência e emergência prestados pelas instituições administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) funcionarão normalmente durante o feriadão de Carnaval, que começa neste sábado (05) e vai até Quarta-feira de Cinzas (09). O Governo do Espírito Santo decretou ponto facultativo nos dias 07, 08 e 09 de março, mas os serviços essenciais serão mantidos para a população.

O Samu 192 e os prontos-socorros dos hospitais estaduais São Lucas, em Vitória; Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha; Roberto Silvares, em São Mateus; Silvio Avidos, em Colatina, e João dos Santos Neves, em Baixo Guandu, mantêm o atendimento normal, 24 horas.

Do mesmo jeito funcionam os hospitais Dório Silva, em Serra; São José do Calçado, em São José do Calçado; Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; Rita de Cássia, em Barra de São Francisco e o Hospital Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba).

Infantil

Vale ressaltar que os atendimentos de urgência e emergência do Hospital Infantil de Vitória estão sendo realizados no pronto-socorro do Himaba. A transferência foi realizada no início de fevereiro para obras de reforma no Infantil de Vitória.

Ao contrário dos serviços de urgência que serão mantidos, os atendimentos ambulatoriais – que não são de urgência - oferecidos nestas unidades ficarão fechados durante o Carnaval e só reabrem na quinta-feira (10).

Outros serviços

O serviço de urgência e emergência do Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim, também funciona 24 horas. A Unidade é referência em saúde mental e regula todas as internações psiquiátricas da região sul do Estado.

O Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) funciona ininterruptamente, 24 horas, durante todo o feriado. O atendimento é feito por meio do telefone: 0800-283-9904.

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, funcionará no sábado (05), das 07 às 15h30. No domingo (06), segunda (07) e terça-feira (08) não haverá atendimento. Na Quarta-feira de Cinzas (09), a Unidade funcionará das 07 às 12h30.

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, que presta atendimento ambulatorial, funciona até sexta (04) e volta às atividades após o feriadão.

Medicamentos

Os usuários que precisarem retirar medicamentos nas farmácias dos Centros Regionais de Especialidades (CREs) Metropolitano, em Cariacica, de Vila Velha, de Cachoeiro de Itapemirim, de Colatina e de São Mateus, devem fazê-lo até esta sexta-feira (04), das 7 às 17 horas, ou esperar até a quinta (10).

Os serviços oferecidos pelos CREs, que não são de urgência nem de emergência, também serão retomados somente após o feriado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard