02/08/2010 07h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Atílio Vivácqua inaugura Unidade Saúde da Família com a presença do Governo do Estado

Uma agenda extensa foi cumprida, nesta sexta-feira (30), pelo governador Paulo Hartung no município de Atílio Vivácqua, no Sul do Estado. Acompanhado por uma comitiva formada pelos secretários Anselmo Tozi (Saúde), Enio Bergoli (Agricultura), Haroldo Corrêa Rocha (Educação), Tarciso Vargas (Trabalho, Assistênciae Desenvolvimento Social), pelo prefeito da cidade, José Luis Torres Lopes, pelo prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, e pelo vice-prefeito de Vitória, Sebastião Barbosa, das 11 até as 14 horas Hartung inaugurou duas unidades de saúde e uma creche, visitou as obras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da duplicação da ponte sobre o Rio Muqui e entregou uma pá-carregadeira e uma retroescavadeira.

As Unidades Saúde da Família dos bairros Independência e Flecheiras foram entregues completamente equipadas e com profissionais em processo de aperfeiçoamento, como capacitações e especializações. A construção das unidades faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo. A Sesa investiu R$ 117 mil para a construção da Unidade em Independência, que tem três consultórios – um de enfermagem, um ginecológico e um odontológico - salas de esterilização, nebulização e imunização. O espaço físico será de 144,44 metros quadrados e a capacidade de atendimento de mil pacientes.

O espaço também oferece os programas do Idoso, da Mulher, da Criança e do Adolescente, de Hipertensão, Hanseníase, Tuberculose e Diabetes e possui uma equipe da Estratégia de Saúde da Família.

Neste ano, a Prefeitura de Atílio Vivácqua recebeu R$ 100 mil para aquisição de equipamentos médico-hospitalares para o Hospital Municipal Drª. Andrea Canzian Lopes e mais R$ 40 mil, que foram investidos na compra de uma ambulância.

O secretário de Saúde, Anselmo Tozi, ressaltou a importância da prevenção às doenças crônicas, responsáveis por 33% dos investimentos em saúde em todo mundo. “Estamos entregando as unidades com 83 itens, que vão desde cadeiras odontológicas, mesas ginecológicas e geladeiras até tesouras e gase. Além disso, os profissionais estão passando por requalificação, muitos deles inclusive fazendo cursos de especialização”.

Alessandra Fornazier/ Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos
Bonn/Raquel d’Ávila