03/02/2006 10h51 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Banco de Leite do Infantil de Vila Velha é inaugurado na manhã desta sexta-feira (03)

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (03), o Banco de Leite do Hospital Infantil Alzir Bernardino Alves (Hiaba). O Banco é resultado da parceria com a Sociedade das Amigas dos Hospitais Antônio Bezerra de Faria e Hiaba (SAHABF).

O Infantil de Vila Velha recebeu da Companhia Siderúrgica Tubarão R$ 53.500,00 utilizados na adequação do espaço e na compra de mais equipamentos. A verba foi repassada por meio da SAHABF, que desenvolve trabalho voluntário na instituição e contribui também com a manutenção do estoque de fraldas descartáveis.

O presidente da CST José Armando disse que o apoio da Companhia está alinhado com a preocupação que a empresa tem com a educação. “A amamentação é também uma forma de educação às mães e garante um desenvolvimento saudável para os filhos”, conclui.

Até a criação do Banco, o Hiaba utilizava apenas uma sala dentro da UTI Neonatal (Utin) para a coleta. A partir de agora, a capacidade de fornecimento de leite materno aos bebês internados na Utin que não podem ser amamentados ou que precisam de complementação alimentar será duplicada.



A nova área possui 150,92 m2 com recepção social e ambulatório, salas de reunião, recepção de leite, coleta e pasteurização. De acordo com a coordenadora do Banco Rosa Maria Albuquerque, as ações educativas serão intensificadas com promoção de palestras para grupos de mães e gestantes.

Rosa explica que o objetivo é estimular o aleitamento materno e evitar o desmame do bebê antes dos seis meses. Segundo a coordenadora, em 2005, apenas com o Posto de Coleta em funcionamento, foram realizados mais de 2.500 atendimentos individuais. Com a nova estrutura será possível dobrar este número.



“Implantaremos também o Método Canguru, especialmente com as mães de bebês prematuros. O simples contato pele a pele do recém-nascido com a mãe estimula o aleitamento, entre outros benefícios”, conclui a médica.

Os principais receptores do leite coletado nos bancos são recém-nascidos graves, internados nas Utins mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No seu pronunciamento, o secretário de Estado da Saúde Anselmo Tose, falou sobre a importância da parceria com os municípios e com empresas como a CST para a reestruturação da saúde do Espírito Santo. Destacou também o valor do aleitamento materno para o desenvolvimento cerebral, intelectual e afetivo da criança. “É inconcebível que um bebê não seja amamentado, no mínimo, nos primeiros seis meses de vida”, enfatiza.

Além de Anselmo Tose, participaram do evento o deputado estadual Graciano Espíndula, a secretária de Saúde de Vila Velha Márcia Andriolo, o presidente da CST José Armando Figueiredo Campos, os vereadores de Vila Velha Heliossandro Matos e Hércules Silveira e o presidente do Sindicato dos Médicos Fernando Chiabai.

A equipe do Hospital e o Corpo de Bombeiros recolhem o leite duas vezes por semana na residência da doadora. As mães interessadas em doar ou que necessitem de orientações sobre amamentação podem procurar o Banco em qualquer dia da semana, de 7 às 19 horas, inclusive nos feriados.


Bancos de Leite Humano no Estado

• Hospital Infantil Alzir Bernardino Alves – Hiaba (Vila Velha): (27) 3289-5945
• Hospital Dório Silva (Serra): (27) 3138-8905
• Hospital da Polícia Militar (Vitória): (27) 3137-1618
• Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes – Hucam (Vitória) : (27) 3335-7377
• Hospital e Maternidade São José (Colatina – referência para a Região Norte): (27) 3722-4977
• Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (referência para Região Sul): (28) 3521-7045

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Texto: Cynthia Silva
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard