15/06/2009 10h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Bebê com suspeita influenza A (H1N1) já está em isolamento domiciliar

O bebê de apenas 10 meses, que estava internado em isolamento respiratório, no Vitória Apart Hospital com suspeita de ter contraído o vírus da Influenza A (H1N1), teve alta hospitalar neste domingo (14). Ele continua em isolamento domiciliar, em Domingos Martins, na Região Serrana do Estado, onde mora.

De acordo com a equipe técnica do Centro de Informações e Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs-ES), a criança apresentou melhora no quadro clínico, não registrando febre por mais de 48 horas. O resultado do exame laboratorial do paciente deve sair em até dez dias.

A criança foi internada na última quinta-feira (11), no hospital de referência, com sintomas da nova gripe. A mãe do bebê informou que ele teve tosse, irritabilidade e febre alta (acima de 38º) durante três dias.

Ele retornou de uma viagem ao Japão no último dia 04 e começou a apresentar os sintomas no domingo (07), mas teve melhora na quarta-feira (10). Já na quinta-feira (11), a criança voltou a ter febre alta e foi levada para atendimento médico em Venda Nova do Imigrante, sendo encaminhada para internação no Vitória Apart Hospital.

Já as cinco pessoas de uma mesma família que estão em Vitória, permanecem em isolamento domiciliar, mas não apresentam sintomas da doença. Entre eles, está um homem de 44 anos, que informou ao Cievs-ES, no último dia 10, que sentia dores na garganta e coriza. Ele destacou que o filho teve o laudo confirmado para a nova gripe e está em isolamento na casa de parentes, em São Paulo.

Como todos tiveram contato com o adolescente de 16 anos, contaminado, estão sendo monitorados e orientados pelos técnicos da Sesa e devem permanecer isolados até o próximo dia 20, quando completam 10 dias desde a confirmação da contaminação do filho, que está na capital paulista. Na casa em Vitória, estão os pais dele, uma irmã e os avós.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard