14/11/2006 13h31 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Campanha de prevenção ao câncer de pele acontece neste sábado (18)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realiza no próximo sábado (18) a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. O evento ocorre pelo oitavo ano consecutivo.

“A ação tem como objetivo o exame completo da pele, a orientação sobre a prevenção e a detecção precoce da doença. Participarão da campanha 23 estados brasileiros, onde serão disponibilizados postos de atendimento para exame gratuito da pele”, explica o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

A edição 2005 do evento registrou 34.928 pacientes, que caracterizou a maior campanha da especialidade já realizada no País. Trata-se de um esforço nacional, onde cerca de três mil voluntários se unem por um mesmo objetivo: orientar a população.

Exames

“Todos os exames são registrados em um protocolo de atendimento, o que permite à SBD desenvolver estatísticas confiáveis sobre o perfil e as características dos brasileiros que poderão desenvolver, ou não, o câncer da pele”, acrescenta a dermatologista Rita de Cássia Cunha Rocha, ex-presidente da SBD capixaba e coordenadora estadual das Ações de Prevenção, Controle e Tratamento do Câncer de Pele da Sesa.

As pessoas examinadas receberão um panfleto com diversas orientações sobre exposição solar e a camiseta oficial do evento.

Fazem parte da campanha os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O atendimento será realizado das 9 às 15 horas em todo o Brasil. No Espírito Santo, a campanha ocorrerá em horários distintos.

Interior

O Programa de Rastreamento do Câncer de Pele terá seu atendimento no município de Santa Maria de Jetibá, no sábado (18) e domingo (19), das 8h30 às 17 horas.

A Sesa reconhece o câncer de pele como problema de saúde pública por possuir populações vulneráveis ao adoecimento. Atualmente, a Secretaria, por meio de sua equipe central, estuda a modelagem da rede de atenção oncológica no Espírito Santo, incluindo o controle do câncer de pele.

A notificação do câncer de pele não é compulsória, e isso prejudica as informações precisas sobre a sua ocorrência no Estado. Outro fator importante é a ausência ou enfraquecimento, no Espírito Santo, da coleta dos dados dos registros de base hospitalar e base populacional.

Pomeranos

A Sesa mantém dois convênios importantes para o impacto na prevenção e controle do câncer de pele, que cobre os programas “Salve sua Pele” e “Rastreamento de Câncer de Pele nos Lavradores Pomeranos”, este último em parceria com as secretarias municipais de Saúde no interior do Estado, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Igreja Luterana.

Locais de atendimento:

Vitória
Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espírito Santo - Serviço de Dermatologia
Avenida Marechal Campos, s/n - Sub Campus 1
Maruípe

Vila Velha
Programa da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Local de atendimento: Praça Assis Chateaubriand, 380
Ibes – Cep: 29110-630
Igreja Presbiteriana Ibes
tel: 3225-5386

Santa Maria de Jetibá