20/10/2014 15h45 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Campanha Outubro Rosa ganha um dia inteiro de atividades

O ‘Outubro Rosa’ tem movimentado o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. As cores da campanha já enfeitam a fachada da instituição e a programação, durante o mês, conta com atividades que vão desde o momento beleza a palestras com especialistas. E foi isso que aconteceu no dia 16 de outubro, data reservada para lembrar e pacientes, acompanhantes e funcionários sobre a importância da conscientização e da prevenção do câncer de mama.

“Nós elegemos o dia 16 de outubro como um marco, e nessa data preparamos um dia especial para quem estava presente. A programação foi voltada para prevenção e diagnóstico e, assim, buscamos envolver todo o hospital. A conversa com a mastologista foi importante, ver as mulheres questionando e tirando dúvidas me mostrou que acertamos na programação”, avaliou Katiana Erler, diretora-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

A programação foi idealizada pelo setor de Projetos Sociais da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra a instituição, e envolveu várias equipes que trabalharam em diferentes pontos do hospital. No Ambulatório, por exemplo, durante toda a tarde houve aferição de pressão arterial e glicose. A Edith Mendonça foi uma das pacientes atendidas, ela estava sentada esperando ser chamada para consulta e quando viu a mobilização logo entrou na fila. “Eu não me lembro de ter feito esse teste de glicose, mas é bom fazer, né? Ainda mais quando se tem pessoas para explicar e não precisa pagar nada”, disse a aposentada.

A principal dúvida da aposentada Edith era saber se a aferição da glicose ajudava no diagnóstico do câncer de mama. “Não dona Edith. Nós incluímos essa atividade na programação porque é uma forma de chamar atenção das pessoas e aqui, enquanto a senhora faz o teste, as profissionais da enfermagem podem tirar dúvidas e explicar um pouco sobre o que é o câncer de mama”, explicou a coordenadora de Projetos Sociais do hospital, Marta Almeida.

Outros pacientes que aguardavam atendimento também participaram. Um deles de Pancas, noroeste do Estado. Dulsineia Quirino é agente da Secretaria Municipal de Saúde da cidade e estava no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves para uma revisão na cirurgia que tinha realizado. “Achei essa atividade muito interessante e muito importante também. Precisamos lembrar que a maioria das pessoas não têm informação sobre a doença e vocês estão levando conhecimento para esse povo”, disse a agente de saúde de Pancas.

E não parou por aí. Outra equipe, juntamente, com pacientes, acompanhantes e funcionários, estava reunida no auditório da instituição para o momento devocional. O setor de capelania falou sobre as inúmeras possibilidades que a medicina oferece e preparou uma atividade de reflexão sobre a doença. “Estamos vivendo o Outubro Rosa e, nesse momento, precisamos nos sensibilizar e voltar o olhar para a saúde, não só das mulheres. As nossas atitudes devem demonstrar coragem. Coragem tanto para a prevenção, quanto para o diagnóstico, e quem está aqui deve ser multiplicador do conhecimento”, lembrou Valderlei Boldt, capelão do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

E para encerrar a programação, a palestra ‘Conhecendo sobre o câncer de mama’ com a médica mastologista, Neuzimar Rodolfo Serafino, que preferiu tratar o tema como uma conversa. A médica trouxe as principais perguntas e dúvidas das mulheres para que fossem respondidas junto com o auditório. A palestra foi, na verdade, uma construção de conhecimento. O momento descontraído favoreceu para que todas as mulheres participassem, contassem seus casos e tirassem as dúvidas.

Bianca Oliveira é paciente da maternidade do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Quando soube das atividades resolveu participar, e não perdeu a oportunidade de questionar a médica. “A minha dúvida podia ser a dúvida de mais gente aqui. Desde que eu saí da escola nunca mais participei de palestra e essa foi muito boa, a médica explicou tudo”, analisou Bianca.

A campanha ‘Outubro Rosa’ segue até o final do mês na instituição. Para novembro, a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, já prepara a campanha ‘Novembro Azul’, atividades de conscientização sobre o câncer de próstata para os homens.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552/99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard