03/04/2008 15h09 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Capacitação dos coordenadores municipais dos Programas de Alimentação chega ao fim nesta quinta (03)

Chegou ao fim, na tarde desta quinta-feira (03), a capacitação dos Coordenadores Municipais dos Programas de Alimentação e Nutrição, realizada desde a última terça-feira (01) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O comparecimento da maioria dos representantes municipais contribuiu para que o evento fosse proveitoso.

O encontro contou com o apoio da equipe do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) no Estado – que forneceu os microcomputadores e o local para o treinamento – e do Ministério da Saúde (MS), responsável pela cessão do técnico que realizou as capacitações, Jéferson Moura.

De acordo com a Coordenação Estadual do Programa de Alimentação e Nutrição, o software que passará a ser utilizado foi bem aceito pelos municipios. A nova interface do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) Web facilita a operação do programa, que é mais completo e gera maior número de informações.

A capacitação

O objetivo é familiarizar os municípios com o Sisvan Web, um software desenvolvido pelo MS, usado para identificar as condições nutricionais e alimentares dos brasileiros. O novo programa substituirá uma versão anterior, em funcionamento desde 2003 e que atualmente está instalado em todos os municípios capixabas.

Além disso, o sistema registra informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do SUS, atendidos tanto nos estabelecimentos de Saúde como por profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

A reunião de dados possibilita traçar o perfil nutricional da população capixaba. As ações na área são direcionadas de acordo com os resultados. Por isso o novo sistema é importante, pois fornece informações mais completas.

O período de transição dos dois softwares será encerrado em julho de 2008. Até lá, o Datasus ainda receberá informações do programa antigo. Todo o histórico de registros realizados nos anos anteriores será mantido e estará acessível.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha