05/11/2008 15h50 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Capacitação sobre dengue será realizada em São Roque do Canaã nesta quarta (05)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, uma Palestra sobre Estruturação do Programa Municipal de Controle da Dengue, às 19 horas. O evento será realizado no salão da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em São Roque do Canaã, na Região Serrana do Estado.

A palestra, que será realizada pelo Núcleo de Vigilância em Saúde de Colatina, será ministrada pelo médico veterinário e coordenador Regional de Vigilância Ambiental, Augusto Marchon Zago.

Estarão presentes representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), empresários, associações de moradores, movimentos religiosos, professores do ensino fundamental e médio e todo o secretariado da Prefeitura de São Roque do Canaã.

O evento é parte integrante do Projeto “Espírito Santo Enfrentando a Dengue”, que tem por objetivo diminuir a infestação do mosquito, evitar adoecimento e óbitos por dengue.

Epidemias

O histórico recente da dengue no Espírito Santo traz grandes expectativas para o período crítico de transmissão da doença, que é o verão.

Os anos de 1998, 2002, 2003 e 2006 foram marcados por epidemias concentradas nos centros urbanos, dada a existência, em particular, dos fatores condicionantes de elevados índices de transmissão: grande densidade demográfica e hábitos que favorecem a manutenção de criadouros.

Entretanto, a partir de 2006, os municípios do interior do Estado assumiram importância epidemiológica nas notificações de casos suspeitos, com aumento significativo nos registros. Em 2008, eles foram responsáveis por 69% dos casos totais de dengue clássica.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a problemática da dengue é de resolução complexa, que envolve o desafio de combater um vetor altamente adaptado ao ambiente urbano e a circulação de um vírus com quatro sorotipos. Para isso, é necessária a mobilização da União, do Estado, dos municípios e da sociedade.

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa