21/06/2012 07h08 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Cariacica ganhará Unidade Saúde da Família financiada pelo Estado

Dezenas de moradores e lideranças comunitárias de Itaquari, Cariacica, acompanharam, na noite dessa quarta-feira (20), a assinatura da ordem de serviço da Unidade Saúde da Família que será financiada pelo Governo do Espírito Santo no bairro. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassará R$ 881 mil para as obras.

O secretário da Saúde, José Tadeu Marino, lembrou os esforços do Estado no sentido de organizar a atenção primária, sobretudo quando se obtém retorno dos investimentos. “Nós temos investido muito aqui. O Governo tem que colocar recursos em municípios que dão retorno. Só aqui são cinco Unidades Saúde da Família que serão construídas”, disse.

Além disso, Marino anunciou uma novidade para os cariaciquenses. “Além de financiar as obras do Pronto-Atendimento (PA) de Alto Lage, hoje trago a notícia que o Governo se comprometeu também em equipar o PA. São equipamentos de urgência e emergência, com isso Cariacica conseguirá prestar atendimentos mais complexos aos seus moradores”, explicou.

Atenção Primária

A construção da Unidade Saúde da Família faz parte do projeto do Governo do Espírito Santo de fortalecer a atenção primária à saúde, considerada a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dessa iniciativa, a Sesa se compromete a financiar a construção e equipar as unidades. Em contrapartida, o município deve disponibilizar o terreno e os profissionais para atuar no local.



Em 2011, a Unidade Saúde da Família de Santa Fé foi inaugurada. Além dela, serão financiadas pelo Governo as de Itaquari, Padre Gabriel, Valparaíso, Santa Bárbara e Vila Prudêncio, beneficiando 36 mil moradores. Há ainda o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) e o PA de Alto Lage, ambos investimentos do Estado.

O prefeito de Cariacica, Helder Salomão, o secretário municipal de Saúde, Weydson Ferreira, vereadores e lideranças comunitárias do local também estiveram presentes ao evento.

Especificações

A Unidade Saúde da Família do Bairro Itaquari terá capacidade de atendimento de seis mil pacientes e disponibilizará acesso a cinco consultórios (odontológico, ginecológico e clínico), salas de observação, espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, esterilização, suturas, curativos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos.

A obra ocupará 600 metros quadrados de área construída e foi planejada dentro do novo padrão de projeto arquitetônico, que inclui características ecologicamente corretas, como jardim interior e ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural.

Além disso, será entregue já pronta para funcionar, equipada com aparelhos médico-hospitalares e mobiliários que serão providenciados pela Sesa no valor de R$ 48 mil, tais como: mesas ginecológicas, geladeira, fogão, estantes e armários. Haverá ainda ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard