Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo

Você sabe qual a importância de doar sangue e onde doar com total segurança?

O sangue, até hoje, não pode ser fabricado ou substituído por qualquer medicamento. A doação de sangue deve ser voluntária, não pode ser gratificada. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai, um dia, precisar de sangue. Cada unidade de sangue doado pode privilegiar até três pessoas porque é fracionado, no laboratório, em: concentrado de Hemácias, Plaquetas, Plasma. Pacientes submetidos à transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vitima de acidentes diversos e portadores de doenças hematológicas, serão os mais beneficiados com sua doação.

Se você observar, nunca podemos dizer:

"- Eu não vou precisar de sangue".

Doar sangue é rápido, fácil e seguro, em Vitória existe o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo - HEMOES, localizado no final da Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas.

O HEMOES é uma realização do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal, visando centralizar a coleta, processamento e distribuição, garantindo qualidade no sangue que chega aos Hospitais Públicos.

O HEMOES se preocupa com a qualidade do sangue fornecido, para isso é formado por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, administradores e técnicos) responsáveis pelo cadastro, triagem, coleta, exames e orientações necessárias. Todo pessoal é capacitado, objetivando qualidade no atendimento ao Doador.

"O doador é o coração do HEMOES".

O material utilizado é descartável, o doador pode e deve acompanhar todo o processo.

Em cada doação são coletados, menos que 10% do total de sangue que existe em nosso corpo, isso dá em média 400 a 450ml.

Esse gesto de solidariedade não trás prejuízo a sua saúde. Para se tornar um Doador é necessário:

Ter vontade e estar bem de saúde
    Pesar mais de 50 kg
    Ter entre 16 e 67 anos (com 16/17 anos é necessário autorização do responsável legal / acima de 61 anos deve ter feito sua primeira doação até 60 anos)
    Não estar em jejum, se almoçar, aguardar 3h para a doação
    Levar documento oficial de identidade com fotografia

Doar Sangue é necessário e muito importante, mas exige alguns cuidados: não deve doar quem estiver gripado, com alguma virose ou infecção, cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses, histórico recente de DST, quem tem ou já teve:

Hepatite (após 10 anos de idade)
    Doença de chagas, Malária ou Sífilis
    Vírus HIV ou AIDS
    Cirurgia cardíaca

Doar sangue é doar vida; alguém em algum hospital está aguardando o seu sangue para viver com mais saúde. Pense nisso!

E-mail: hemoes@saude.es.gov.br

Atendimento:

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro do doador encerra as 18h20).

- Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h (cadastro do doador encerra às 11h30) e das 13h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).