25/06/2007 05h30 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Cerimônias marcam investimento estadual na saúde em São Mateus

Em duas cerimônias realizadas na manhã desta sexta-feira (22) no município de São Mateus, o vice-governador Ricardo Ferraço, o secretário de Estado da Saúde (Sesa) Anselmo Tose, o prefeito Laureano Zacanela, além de políticos, diversas autoridades e a população em geral, inauguraram as obras de reforma do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) e assinaram a ordem de serviço para construção da Unidade de Saúde de São Mateus, com um total de investimento de R$ 1.8 milhão.

A primeira cerimônia aconteceu às 10 horas com a assinatura da ordem de serviço. Cerca de 150 pessoas acompanharam o evento. De um total de R$ 540 mil investido na obra, o Governo Estadual, através da Sesa, está aplicando R$ 400 mil. A unidade será construída numa área de 924 metros quadrados e atenderá uma população de aproximadamente 30 mil pessoas que moram em sete bairros da região. Entre as especialidades oferecidas estão clínica médica, ginecologia, obstetrícia, clínica odontológica, agendamento de exames e distribuição de medicamentos.

“Essa parceria com o Governo do Estado é importante e o governador Paulo Hartung tem feito um trabalho fundamental nesse sentido. Isso permite obras importantes como essa unidade de saúde e eu até lembro que quando tivemos reunião com o governador e o secretário Anselmo Tose solicitou que providenciássemos uma área que pudesse abranger o maior número de comunidades visando o atendimento à atenção básica de saúde. Portanto, em janeiro esperamos inaugurar essa obra”, disse o prefeito Laureano Zancanela.

O secretário destacou que a parceria na construção desta unidade de saúde faz parte de um programa do Governo do Estado. “Esse programa iniciou em 2006, onde estamos financiando a construção de novas unidades da saúde nos municípios que mais precisam e ainda tem população desassistida. São 43 municípios com investimento de mais de 20 milhões. Esse ano serão mais 23 municípios que receberão, sendo três pronto-atendimentos.

Isso resolve cerca de 85% dos problemas que temos e serão resolvidos com atendimento nas unidades de saúde como ginecologia, pediatria, saúde bucal, clínica médica, as vacinações de crianças e idosos, pré-natal, colhendo exames de prevenção de câncer uterino. É uma série de necessidades que, quando feitos, resolvem-se na unidade e evita a necessidade das pessoas irem para o hospital fazerem atendimento de alta complexidade. Somos o único Estado a fazer isso”, afirmou Anselmo Tose.

O secretário lembrou que há dois meses foi lançada a pedra fundamental para a construção da clínica de hemodiálise do município e que atualmente o projeto está sendo analisado para que se possa dar início.

No seu pronunciamento o vice-governador ressaltou o aumento de investimentos no interior e o trabalho em conjunto com as prefeituras. “Essas parcerias que vêm sendo feitas em todo o Estado vão propiciar o aperfeiçoamento da saúde pública capixaba. O Espírito Santo recebe, este ano, o maior volume de investimento na saúde em toda a história, muitos deles no interior, o que reforça ainda mais o compromisso do Governo em interiorizar os investimentos públicos. Esse aumento só foi possível graças à recuperação financeira do Estado. Nos últimos quatro anos os investimentos foram triplicados”, disse o vice-governador.

Hospital

Por volta de 11h30 começou o segundo evento, numa tenda armada em frente ao hospital. Aproximadamente 400 pessoas, entre elas funcionários, acompanharam os pronunciamentos das autoridades e o descerramento da placa de inauguração.

A cerimônia foi aberta com a benção do Padre Edivalter Andrade, da Paróquia de São Mateus, que abençoou a platéia e as novas instalações da unidade. Bastante emocionado, o diretor do hospital Allan Jacqueson Barbosa Lobo afirmou que era um dia muito especial para a equipe do hospital e para as pessoas que necessitam dos serviços do hospital.

“Estamos concluindo mais uma etapa de obras que começou ainda no primeiro mandato do atual Governo e possibilitou o aumento de 81 para 136 leitos. Estamos melhorando a estrutura física, mas também dando atenção ao serviço de ortopedia, aumentando leitos de UTI e com essa obra de hoje estamos com um tomógrafo para atender a rede e servir de referência para São Mateus e municípios da região”, finalizou Anselmo Tose.

O HRAS é referência em urgência e emergência no Norte do Estado, e entre as novas dependências estão a recepção totalmente informatizada, a sala de recepção do hospital foi climatizada, dependências da nutrição, auditório, isolamento da pediatria que foi totalmente reconstruído e o serviço de tomografia computadorizada. Na área externa, foi construída também uma divisória com rampa, adequada para o fluxo das ambulâncias no transporte dos pacientes.

A Sesa investiu R$ 1,3 milhão na reforma e na compra de equipamentos. Já no setor de pediatria o custo da obra foi de obra é de cerca de R$ 89,3 mil e teve parceria com a Associação de Amigos do HRAS. A estrutura foi pintada com tinta especial para hospital, mais higiênica, facilitando a limpeza e a não instalação de bactérias.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br