24/12/2013 13h48 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

#ChuvaES: Cidades mais atingidas pelas chuvas começam a receber kits de medicamentos

Uma grande força-tarefa foi mobilizada na manhã desta terça-feira (24) para separar os kits de medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde ao Estado, para ajudar no atendimento às vítimas das enchentes, para prevenir e tratar doenças causadas pelo contato com água e lama contaminadas.

Cinco dos dez kits solicitados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao Governo Federal desembarcaram no Aeroporto de Vitória na noite desta segunda-feira (23) e, na manhã desta terça (24), foram separados e enviados para Barra de São Francisco, São Domingos do Norte, Vila Velha, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá.

Os kits são formados por remédios (como antibióticos, anti-inflamatórios e antitérmicos) e insumos estratégicos, como sais para reidratação, ataduras, cateter, compressa de gaze, seringas, luvas, máscaras, entre outros itens, como hipoclorito de sódio (água sanitária) para ajudar no consumo de água potável, uma das grandes necessidades da população no momento.

Segundo a gerente da Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, a expectativa é que o restante dos kits cheguem ainda nesta terça-feira para dar continuidade ao processo de distribuição. “Os kits são para cooperar com a atividade desenvolvida pelos municípios que sofrem com as enchentes. Cada Kit é suficiente para atender 500 pessoas por um período de três meses”, explicou Gilsa.

O subsecretário da Saúde Victor Mattos acompanhou todo o trabalho da equipe de separação e envio dos Kits desenvolvido na sede do Corpo de Bombeiros Militar, na Enseada do Suá, em Vitória. “Todo o Espírito Santo está mobilizado em solidariedade às vítimas das enchentes e a Sesa agradece a toda a sua equipe, aos bombeiros, ao Exército, a todas as Secretarias envolvidas nesse propósito de ajudar as pessoas e a prevenir doenças”, afirmou.

Os demais kits também serão destinados para os municípios com maior número de desabrigados/desalojados e vão colaborar no atendimento de pessoas que ficam suscetíveis a doenças causadas pelas enchentes, como leptospirose, hepatite A, diarreia e febre tifoide, além da dengue.

A Sesa disponibilizou seis caminhonetes para ajudar na entrega dos produtos. Os veículos também poderão ser usados para visitas nos municípios de difícil acesso. Além disso, técnicos da saúde estadual estão distribuindo materiais educativos e hipoclorito de sódio.

Alerta

Nas enchentes, a água é contaminada ao se misturar com esgoto e lixo, podendo atingir os alimentos e as pessoas que entrarem em contato direto. As enchentes acendem o alerta da Sesa para doenças como gastrenterites, leptospirose, hepatite A e, ainda, doenças infecciosas respiratórias como gripes e resfriados, principalmente nos abrigos onde há aglomeração de pessoas.

Quem teve contato com água das enchentes deve ficar atento, durante um período de 45 dias, ao aparecimento dos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dor muscular, dor na panturrilha (batata da perna), dificuldade de urinar e icterícia (cor amarelada da pele, mucosas e olhos).

Se algum desses sintomas forem detectados nos 45 dias seguintes ao contato com a água das enchentes é preciso que o paciente procure assistência na unidade de saúde mais próxima de casa. Vale ressaltar que após o contato com a água contaminada a pessoa deve sempre lavar-se com água e sabão.

Demais ações

- Técnicos da Sesa estão em Domingos Martins e Itaguaçu para dar suporte;

- Devido à dificuldade de acesso em alguns municípios, a Sesa dá todo o suporte necessário por telefone;

- Um plano de contingência para os municípios foi elaborado, orientando e definindo condutas em relação aos cuidados que devem ser tomados;

- Os hospitais estaduais estão em alerta, funcionando normalmente;

- Uma campanha de orientação e cuidados em áreas de alagamento está sendo veiculada nas rádios e TV;

- Esse mesmo material da campanha pode ser acessado detalhadamente no site www.saude.es.gov.br;

- As orientações e cuidados sobre doenças causadas pela chuvas estão sendo repassados também por técnicos da saúde estadual, disponíveis para atender veículos de comunicação;

- O secretário de Estado da Saúde José Tadeu Marino está em contato constante com os municípios para auxiliar no que for preciso.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard