27/07/2006 14h45 - Atualizado em 23/09/2015 09h37

CIB Microrregional São Mateus discute Pacto Pela Saúde

Como item de pauta da reunião ordinária realizada na última quarta feira (26), no auditório da Promotoria Pública da Comarca de Conceição da Barra, a CIB Micro São Mateus discutiu o Pacto Pela Saúde, em um dia de atividades dedicadas ao estudo, das 8 às 17 horas.

O Pacto Pela Saúde acordado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em fevereiro deste ano, foi elaborado com base nas necessidades de saúde da população e implica no exercício simultâneo de definições e prioridades articuladas e integradas sob a forma de três pactos: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão.

O Pacto pela Saúde institui novas bases para que o SUS alcance um processo mais solidário de gestão. “Este é o primeiro momento em que a CIB Micro São Mateus dedica uma pauta inteira para o assunto. E foi de grande importante a participação maciça dos nove municípios por meio de seus gestores e técnicos municipais de saúde”, disse o coordenador da CIB e superintendente Regional de Saúde, Wesllem Reis da Silva.

Com a reunião e interação dos participantes, foram esclarecidas dúvidas “e a troca de informações contribuiu para que todos conhecessem melhor o documento e suas diretrizes. Através desses estudos, a Microrregional pretende se preparar para as etapas seguintes dos diversos processos de pactuação das responsabilidades e atribuições definidas no instrumento”, frisa o coordenador.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 9943-2776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br