17/02/2005 14h22 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Cirurgia arterial inédita é realizada no Roberto Silvares

Médicos do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, localizado em São Mateus, realizaram cirurgia inédita de correção da artéria tibial posterior – que pode ser considerada uma espécie de ponte safena na perna.

A intervenção, de seis horas de duração ocorreu nesta quarta-feira (16), em um jovem de 26 anos, Deomar Oliveira Neves, que sofreu acidente automobilístico e teve os ossos da panturrilha da perna esquerda esmagados, comprometendo as artérias da região. Para corrigir o trauma foi necessário refazer o ligamento das artérias rompidas com o acidente.

“Quando acontece o rompimento das artérias, automaticamente não há circulação sanguínea. No caso do Deomar, se não fosse realizada a cirurgia o sangue não chegaria ao pé, o que levaria a uma gangrena e, possivelmente, à morte do paciente”, explicou a médica Elisangela Camata, diretora-técnica do hospital e uma das cirurgiãs vasculares que realizou a intervenção.

Outro cirurgião vascular que participou da operação foi Márcio Nascimento. Ele afirmou que a cirurgia ocorreu bem e que o paciente está em estado de recuperação. “Provavelmente ele deve ficar internado por cerca de 30 dias. Depois da recuperação, o paciente ainda vai passar por uma outra intervenção, agora ortopédica, para corrigir a fratura óssea”, explicou.

Segundo o diretor-geral do Roberto Silvares, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, “a equipe clínica do hospital vem crescendo, novos materiais sendo adquiridos e, com isso, a população pode ser atendida em várias especialidades aqui em São Mateus, sem precisar ir para a Grande Vitória”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Texto: Cintia Zaché - Assessoria de Imprensa e Marketing do Hospital Roberto Arnizaut Silvares
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard