10/12/2004 10h30 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Cirurgia de correção labial é realizada no Roberto Silvares

Ampliando os atendimentos destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Roberto Arnizaut Silvares realizou, ontem (9), uma cirurgia para correção de lábio leporino (conhecido também como fenda labial). Um estudante de oito anos foi o beneficiado com a operação.

A cirurgia demorou aproximadamente 40 minutos e segundo a equipe que operou a criança, os procedimentos aconteceram dentro do normal. Felizmente ocorreu tudo bem. O paciente, depois de esperar quase um ano por este dia, reagiu bem aos exames pré-operatórios, como também à cirurgia.

“Como não houve nenhum problema, ele, provavelmente, terá alta 24 horas depois da operação”, declara Antônio Tunico, cirurgião plástico, que ainda explica, que depois do processo de cicatrização, o menino terá os lábios normais como as de outras crianças.

A cirurgia, se não fosse realizada pelo Sistema Único de Saúde, SUS, iria custar em média R$2 mil. E foi com o apoio da família e principalmente dos educadores da escola onde estuda, Centro de Atendimento Integrado a Criança, localizada em São Mateus, que o menino terá uma convivência melhor na sociedade.

“Nesses casos, a criança, geralmente, vive um conflito entre os amigos por causa da diferença estética. Como a anomalia é visível, muitas vezes, o que se encontra, são os problemas de relacionamento no dia a dia”, explica o cirurgião, que esclarece que o próximo passo será a correção cirúrgica da fenda platina, localizada na cavidade bucal, popularmente conhecida com “céu da boca”.

Segundo o médico, esta deficiência na parte interior da boca faz parte da própria anomalia. “O principal já fizemos, que é a correção externa, o restante terá que ser feito em outra instituição. Provavelmente ele será encaminhado, daqui a três meses, para Baurú, São Paulo”, relata o médico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Cintia Zaché – assessoria de imprensa e marketing do Hospital Dr. Roberto Arnizault Silvares
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard