29/09/2009 10h53 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Classe Hospitalar expõe trabalhos em comemoração ao aniversário de Vitória até esta quarta (30)

Até esta quarta-feira (30), quem passar pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), em Vitória, poderá apreciar alguns trabalhos confeccionados pelos alunos/pacientes do projeto Classe Hospitalar, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). São trabalhos de mosaico, pintura em tela, cartazes e montagens com papel que compõem a exposição em comemoração ao aniversário de Vitória, que está à mostra no Ambulatório de Oncologia do hospital.

“É muito gratificante ver este bonito trabalho sendo apreciado pelos visitantes/pacientes do hospital. Os alunos ficam super eufóricos ao receber elogios relacionados aos seus trabalhos. Quem passa por aqui percebe que alcançamos nosso objetivo: fazer com que as crianças e adolescentes conheçam mais de perto a cultura do nosso Estado. Nós estamos muito felizes com os resultados”, diz satisfeita a psicopedagoga da Classe Hospitalar, Margareth Brício.

O aluno/paciente Entony Borges Gandra, de 9 anos, fez o desenho da Terceira Ponte e conta porque escolheu este ponto da cidade. “Moro em São Mateus e toda vez que venho para as consultas no hospital passo pela ponte. Acho muito linda a visão lá de cima. A ponte é alta e consigo ver um monte de coisas. Ah! Eu me divirto também. É que minha mãe fica morrendo de medo da altura e eu tenho que acalmar ela”, conta, sorridente.



“O projeto Classe Hospitalar é maravilhoso. Ensina as crianças e ocupa a mente delas com coisas produtivas e boas. Há dois anos meu filho se trata aqui no Hospital Infantil e o trabalho destas professoras faz toda a diferença. Chega a ser até engraçado porque ele vem para cá todo feliz, quando chegamos a primeira coisa que ele faz é correr para a salinha e ver as professoras. Graças à classe, a auto-estima do meu filho hoje é outra”, diz, feliz, a mãe de Entony, Andréa Braga Borges dos Santos.

Exposição



Para confeccionar todo o material da exposição, as 11 professoras da Classe repassaram para os alunos/pacientes conhecimentos sobre pontos turísticos, resgate cultural, diversidade, culinária e Geografia, por exemplo. “Nós apresentamos opções para eles escolherem em cima do que queriam abordar suas produções. Os trabalhos estão ficando maravilhosos. Teve um grupo de alunos que fez panelas de barro com massa de modelar e elas estão incríveis”, afirmou a psicopedagoga.

De acordo com Margareth, o trabalho também está elevando a auto-estima dos alunos. Ela conta que, para a exposição, as professoras fizeram um mapa gigante do Estado e localizaram com o nome dos alunos o município onde cada um nasceu ou vive. “Eles ficam eufóricos ao ver o nome deles no mapa”, comenta com risos.



Durante a exposição, os alunos e visitantes participam de oficinas organizadas pelas professoras que atuam no Hospital Infantil de Vitória.

No mesmo seguimento





A Classe Hospitalar sempre realiza trabalhos diferenciados com os alunos/pacientes. No ano passado, as professoras que atendem no hospital prepararam um evento em homenagem aos 450 anos do Convento da Penha. Foi o concurso Pinte no Convento, que resultou em uma bela exposição.

Participaram do concurso 386 crianças. Elas fizeram releituras de outras obras referentes ao monumento religioso, além de pesquisas, produção de textos, pinturas e desenhos sobre o Convento da Penha. A exposição ainda contou com colagens com palavras positivas – como paz, vida, amparo, afeto, agradecimento, sonho, alegria, amor, Jesus, gratidão, fé e carinho – que expressam sentimentos e desejos das crianças internadas e dos profissionais envolvidos no programa.

O objetivo da iniciativa, entre outras questões, foi proporcionar para os alunos/pacientes da Classe Hospitalar o conhecimento da história do Espírito Santo, por meio do patrimônio histórico, que é o Convento da Penha, além de também saberem mais sobre a manifestação religiosa capixaba.

Classe Hospitalar



A Classe Hospitalar é uma parceria do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Sedu) e de Saúde (Sesa), com o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e com o Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves, em Vila Velha, além da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

Implantado no Hospital Infantil de Vitória desde 2004, o projeto já atendeu, aproximadamente, 13 mil alunos/pacientes da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio. Os atendimentos acontecem nos turnos matutino, das 7 às 12 horas, e vespertino, das 13 às 18 horas.

A comunidade escolar é formada por pacientes internados, ou em tratamento, residentes, na sua grande maioria, no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Também compõem a equipe do programa professores da Sedu, familiares dos estudantes, voluntários da Acacci e funcionários do hospital.

Serviço:
Horário de visita: segunda a quarta-feira, das 8h30 às 17 horas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Telefones: 27 3137-3656 / 3137-3598
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / kisandrade@sedu.es.gov.br
Texto: Kárita Iana

Assessoria de Comunicação/Sesa
Jucilene Borges / Fernanda Porcaro / Marcos Bonn / Raquel d’Ávila / Karlla Hoffmann
Tels.: 27 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard