30/04/2009 05h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Comitê Estadual de Combate à Dengue faz mobilização em terminais de Transcol nesta quinta-feira (30)

A luta contra a dengue deve ganhar novos aliados a partir desta quinta-feira (30). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Comitê Estadual de Combate à Dengue e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) realizam uma mobilização de combate à doença em quatro terminais do Sistema Transcol nos municípios de Vitória, Cariacica e Vila Velha. O alvo são os milhares de passageiros que transitam por estes locais.

A ação foi firmada entre os municípios participantes e Ceturb-GV durante a última reunião do Comitê, que foi realizada no dia 23 deste mês, na Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A mobilização, nesta quinta (30), vai contar ainda com a participação de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES) e de funcionários do Banestes.

Os usuários que passarem pelos terminais Dom Bosco, em Vitória; do Ibes, de Vila Velha, neste município, ou de Itacibá, em Cariacica, serão abordados por agentes de saúde destes municípios. Serão repassadas informações sobre a doença, formas de prevenção, eliminação de focos e criadouros, sintomas da dengue, dentre outras, por meio de panfletos.

A distribuição dos fôlderes vai ser realizada nos horários considerados de pico dos terminais – das 7 às 10 horas e das 16h30 às 18h30 –, quando circula um maior número de passageiros. Haverá ainda apresentação de teatro e de um vídeo, com imagens dos tipos de depósito que os mosquitos usam como criadouros e todas as informações necessárias sobre a prevenção da proliferação da doença.

Comissão

A Comissão Estadual de Combate à Dengue participou, nesta segunda-feira (27), de uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, em Vila Velha, que contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tozi, prefeitos, secretários municipais de saúde, deputados estaduais, vereadores de Vila Velha, associações de moradores, dentre outros.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro