19/10/2005 13h50 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Conferência de Saúde do Trabalhador registra recorde de inscrições

Com 438 inscrições em todo o Espírito Santo, o Conselho Estadual de Saúde (CES) registra recorde de participações para a 3ª Conferência de Saúde do Trabalhador, que terá início nesta quinta-feira (20), no Sesc Praia Formosa, em Santa Cruz.

Para o secretário-executivo do CES, Aylton Simonelli Júnior, “a quantidade de inscrições é a prova do trabalho efetivo do Conselho e a relevância do tema, que afeta o trabalho de todos os servidores públicos”.

Serão 45 membros da comissão organizadora, 27 observadores, 16 convidados do Conselho, 337 delegados e 13 palestrantes. O evento, que segue até sábado, é preparatório para a conferência nacional.

Quinta-feira (20)

14h às 18h - Credenciamento dos Delegados Titulares, Convidados e Observadores
17h às 18h - Lanche de Boas Vindas
19h - Cerimônia Magna de Abertura
19h30 - Aprovação do Regulamento
20h40 - Conferência de Abertura – “O Campo da Saúde do Trabalhador: Dilemas e Desafios”.
Conferencista: Denise Rozindo Bourguignon – Mestre em Saúde Coletiva/Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CRST/ES

21h30 – Coquetel

Sexta-feira (21)

08h às 10h - Credenciamento dos Delegados Titulares, Convidados e Observadores

10h às 12h - Credenciamento dos Delegados Suplentes

08h - Eixo Temático 01 – Integralidade e Transversalidade da Ação do Estado em Saúde do Trabalhador, como garanti-las?
Painel 01 – As Atuais Políticas em Saúde do Trabalhador e as Estratégias para Garantir a Integralidade e a Intersetorialidade.Palestrante: Jorge Machado – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ/RJ.
Debatedores:· Denise Rozindo Bourguignon – Coordenadora CRST, Mestre em Saúde Coletiva.· Plínio Magno Feitosa – Chefe do Serviço de Beneficio por Incapacidade do INSS do Estado do ES.· Maucrice Barcelos da Costa – Fiscal do Trabalho da Delegacia Regional do Trabalho – DRT/ES.
Coordenador: Adriano Marcio Rocon – Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde - CES/ES.

09h30 - Eixo Temático 02 – Desenvolvimento Sustentável e a Saúde dos Trabalhadores.
Painel 02 – Relações de Produção, Meio Ambiente, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável. Palestrante: José Luis Riani Costa – Diretor de Departamento da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – MS / Relator Geral da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.
Debatedores:· Antonio Carlos Garcia Júnior – Chefe do Serviço Técnico da FUNDACENTRO, mestrando em Saúde Coletiva.· Pércio Dutra – Matemático – Analista de Sistema – Diretor do Sindicato de Processamento de Dados de São Paulo – Diretor do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT.
Coordenador: Tereza Raquel Ribeiro de Sena – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CRST/ES.

11h30 – Almoço

13h - Eixo Temático 03 – Como Efetivar e Ampliar o Controle Social em Saúde do Trabalhador.
Painel 03 – As Relações de Trabalho e a Participação dos Trabalhadores no Controle das Condições e Ambiente de Trabalho.Palestrante: Rita de Cássia Fernandes – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/Bahia.
Debatedores:· Durvalina Maria Sesari Oliosa – Socióloga Sanitarista/Coordenadora do Núcleo de Política e Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória/ Coordenou o Curso Nacional de Capacitação para Conselheiros no Estado do Espírito Santo em 2002.· Ana Paula Lopes dos Santos – Psicóloga/Mestre em Saúde do Trabalhador –FIOCRUZ/Assessora Sindical na Área de Saúde do Trabalhador.
Coordenador: José Anezio Dias do Vale – Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde - CES/ES.

15h - Trabalho de Grupo

16h - Coffee-Break

16h30 - Trabalho de Grupo

19h30 – Jantar