02/05/2006 09h02 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Conselheiros de saúde serão capacitados

Para construir e definir como deverão ser realizadas as capacitações dos conselheiros de saúde, será realizada, nos dias 29,30 e 31 de maio, a Oficina Regional para Discussão das Diretrizes Nacionais para o Processo de Educação Permanente no Controle Social do SUS.

A oficina acontece em todas as regiões do país. Na região Sudeste, o evento será realizado no Espírito Santo, na Região Metropolitana, local que será definido, com a participação de 30 conselheiros por Estado - Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo – com um total de 120 participantes.

De acordo com o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Aylton Simonelli Junior, o Estado foi escolhido para sediar a oficina por ter o Conselho “mais organizado e avançado da Região”, disse. “Além disso, estamos em primeiro lugar na implantação e atualização do Cadastro Nacional dos Conselhos de Saúde”, contou.

“O cadastro é um sistema online, criado pelo Ministério da Saúde, onde são disponibilizadas informações gerais dos Conselhos Municipais e Estadual, como a equipe de conselheiros, votações e outros dados. A atualização do Estado está sempre completa e em dia”, explicou Aylton.

No Estado, ainda de acordo com Aylton, existe uma média de 850 conselheiros. O objetivo é que todos sejam capacitados. “Primeiro é realizada essa oficina nas regiões do país para definir a forma de capacitação, a partir das diferentes realidades e necessidades, depois vem o treinamento”, completou.

A realização da Oficina é uma parceria entre o Ministério da Saúde/Conselho Nacional e a Secretaria de Estado da Saúde/Conselho Estadual.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br