27/06/2005 12h14 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Conselho de Saúde convoca municípios para conferências

O Conselho Estadual de Saúde (CES) inicia os trabalhos para a realização da etapa capixaba das conferências nacionais sobre “Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde” e de “Saúde do Trabalhador”, que acontecerão até o final do segundo semestre.

Para isso, o órgão convoca os 78 municípios do Estado a promoverem a etapa local, que devem respeitar as datas previstas no regimento (veja abaixo) e terão como objetivo formular diretrizes municipais, estaduais e nacionais para a implementação de políticas de saúde nestas duas áreas.

Deverão permear as discussões, a partir dos documentos-bases propostos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), os temas “Trabalhadores da saúde e saúde de todos os brasileiros: práticas de trabalho, de gestão, de formação e de participação” e “Trabalhar sim, adoecer não”.

“As conferências serão o espaço único para um amplo debate dos temas que serão abordados por gestores, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, além de serem um pré-requisito para participação na etapa estadual e, conseqüentemente, na nacional”, destacou o secretário-executivo do CES, Aylton Simoneli Júnior.

Ainda de acordo com Simoneli, é importante que os Conselhos Municipais convoquem e colaborem com a realização das etapas locais, para que possam ser atingidas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde, pois, desta forma, ajudarão a fortalecer o controle social.

- 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Etapa Municipal: até 20 de outubro de 2005.
Etapa Estadual: até 15 de dezembro de 2005.
Etapa Nacional: de 15 a 18 de março de 2006.

- 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador
Etapa Municipal: até 30 de setembro de 2005.
Etapa Estadual: até 23 de outubro de 2005.
Etapa Nacional: de 09 a 12 de novembro de 2005.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br