10/05/2012 09h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Conselhos de Saúde do ES discutem plano de ação para 2012

Presidentes, secretários executivos e membros dos conselhos municipais de saúde capixabas estão reunidos nesta quinta-feira (10), em Vitória, para discutir as ações do Conselho de Estado de Saúde para este ano. A abertura do evento foi realizada, pela manhã, pelo secretário de Estado da Saúde e presidente do Conselho, Tadeu Marino.

Ao longo do dia serão discutidos temas de relevância para o Sistema Único de Saúde e controle social no Estado, como a apresentação do novo sistema de relatório de gestão, que passará a ser usado pelos conselhos municipais a partir deste ano. Além disso, haverá um espaço para debater sobre o Programa de Inclusão Digital.

Participaram da mesa de abertura do evento o secretário-executivo do CES, Aylton Júnior; o chefe do núcleo do Ministério da Saúde no Estado, Bartolomeu Martins Lima; o procurador do Ministério Público do Espírito Santo, José Adalberto Dazzi; a coordenadora nacional do Projeto de Inclusão Digital do Ministério da Saúde, Zenite Freitas; o representante do Ministério da Saúde Wilany Gomes Santos; a coordenadora nacional de plenárias de Conselhos de Saúde Luceni Gomes de Novaes e os conselheiros de saúde Benedito Domingos dos Santos e Fausto Ribeiro Tancredi, representando os usuários e profissionais, respectivamente.



O secretário Tadeu Marino lembrou que reuniões como essa são de fundamental importância para a construção de políticas públicas do SUS. “Precisamos da participação de todos – Municípios, Estados e Governo Federal – para construir um SUS cada vez melhor”, destacou.

O secretário-executivo do CES, Aylton Júnior, ressaltou os esforços do Governo para aprimorar as ações de controle social e para o fortalecimento do Conselho que, este ano, inaugurou sua nova sede administrativa.

Ao final do encontro desta quinta, será firmada uma agenda para 2012 que envolva ações conjuntas para fortalecimento do controle social da saúde no Estado. A agenda será operacionalizada durante o 1º Seminário de Planejamento Estratégico do CES, que será realizado na próxima segunda-feira (14) com a participação dos 48 conselheiros.

O CES é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por representantes (no ES, são 48) do Governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm a função de decidir, junto com as respectivas secretarias estaduais de Saúde, as diretrizes de planejamento no sistema de saúde pública estadual. Os conselheiros são indicados por entidades públicas, filantrópicas e privadas com âmbito de atuação estadual.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard