21/03/2012 15h25 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Consultora do Ministério da Saúde orientará municípios para reforçar rede de urgência e emergência

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Vitória, um seminário com representantes da área da saúde de vinte municípios da Macrorregião Metropolitana para discutir o reforço no setor de urgência e emergência.

O Seminário será conduzido pela consultora do Ministério da Saúde (MS), Celina Kawano. A especialista estimulará e orientará a adesão dos municípios à portaria ministerial publicada no ano passado, que reformula a Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência, contemplando ações em todos os níveis de atenção à saúde – desde a atenção básica até o tratamento domiciliar.

Segundo a assessora técnica da Sesa, Elaine Dall’Orto, a adesão é opcional. Caso haja interesse, os gestores municipais terão direitos e deveres a serem cumpridos. “Quem se interessar receberá um estímulo financeiro do Governo Federal para ser revertido em melhorias na assistência de urgência e emergência. Em contrapartida, os gestores terão que garantir o suporte às equipes que atuarão nos serviços”.

Entre os benefícios, a assessora cita a construção de salas de estabilização, de Unidades de Pronto-Atendimento (UPA 24h) e a implantação de bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). “Isso contribuirá para um atendimento mais aprimorado na área”, esclarece Elaine.

Na sexta-feira (23), técnicos da Sesa, representantes do Colegiado de Secretários Municipais do Espírito Santo (Cosems-ES) e da rede de saúde de Vitória, orientados pela consultora Celina Kawano, trabalharão em conjunto para elaborar um plano de ação estadual. Assim que ficar pronto, uma proposta será apresentada e precisa ser aprovada para que os municípios possam aderir à portaria.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard