28/05/2014 15h14 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Copa 2014: Samu 192 dará suporte no deslocamento das seleções da Austrália e Camarões

O Samu 192 disponibilizará uma ambulância de suporte avançado e duas motolâncias para fazer parte da escolta de segurança nos deslocamentos das seleções da Austrália e Camarões. O time da Oceania chega nesta quarta-feira à noite (28) a Vitória.

De acordo com o coordenador do Samu 192, Antônio Gomes Júnior, a atuação especial do serviço não trará prejuízo à população capixaba. O objetivo é preservar a saúde tanto das delegações quanto dos profissionais que fazem parte do comboio.

“A ambulância com UTI móvel, que é um carro extra, e as duas motolâncias sempre acompanharão o deslocamento das delegações australiana e camaronesa, seja do aeroporto para o hotel, do hotel para o centro de treinamento e vice-versa”, explica o coordenador.

Além do Samu 192, o comboio terá a presença fixa da Polícia Militar e da Polícia Federal. Agentes do Exército, da Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Civil Municipal de Vitória atuarão como batedores dependendo da ocasião.

Plano operativo

As ações para preservar a saúde durante a Copa 2014 não param por aí. “Temos um plano operativo para atender tanto turistas quanto capixabas que descreve as ações a serem tomadas para minimizar os riscos que envolvem os grandes eventos no Espírito Santo”, ressalta Antônio.

O plano elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) envolve o trabalho do Samu 192, hospitais, o setor de Vigilância em Saúde do Estado e a rede municipal de saúde de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

O coordenador estadual da Rede de Urgência e Emergência, Carlos Guerra, salienta que os hospitais estaduais São Lucas, em Vitória, e Jayme Santos Neves, em Serra, serão as referências para receber os pacientes durante esse período. O Hospital Estadual Infantil de Vitória e o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) farão os atendimentos pediátricos.

As demais unidades hospitalares que compõem a Rede de Urgência e Emergência (Santa Casa de Vitória, Hospital das Clínicas e Evangélico de Vila Velha) atuarão como retaguarda dos hospitais de referência e os prontos-atendimentos prestarão assistência a casos em que não seja necessária internação hospitalar.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard