04/12/2007 12h23 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Coral do CAPS Moxuara ganha menção especial no Inoves

O Coral do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Moxuara da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi um dos homenageados do Prêmio de Inovação na Gestão Pública (Inoves), promovido pelo Governo do Estado.

O Coral recebeu a menção especial “Destaque Cidadania”, durante a cerimônia de entrega dos prêmios, realizada na última quinta-feira (29), no Centro de Convenções de Vitória. O troféu foi recebido pelos coordenadores do projeto, o psiquiatra, Zanandré Avancini, e a enfermeira Fátima Dadalto, e pela coordenadora do CAPS Moxuara, Anelise Gorza.

As menções especiais foram concedidas a projetos que se destacaram pelo desenvolvimento de parcerias com outras entidades, e também pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves.

Os homenageados foram: Destaque Parceria, concedido ao Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Ministério Público do Estado do Espírito Santo); Destaque Cidadania, conquistado pelo Coral do CAPS Moxuara (Centro de Atenção Psicossocial Moxuara / Sesa); Destaque Desenvolvimento Social, para o projeto Uma mãe lava a outra (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Leogildo Severiano de Souza”, de Brejetuba); Destaque Atividades Interdisciplinares, para o programa Equoterapia no Quartel (Policia Militar do Estado).

Além do CAPS, a Sesa teve mais um projeto reconhecido pelo Inoves. A equipe de radiologia do Hospital São Lucas faturou, mais uma vez, o troféu de primeiro lugar na categoria “Infra-estrutura e Transações Internas de TIC”, pelo projeto “Banco de Dados e Imagens Digitais de Exames Radiológicos”.

Cidadania

O Coral do CAPS Moxuara é formado por 12 usuários do serviço, pessoas com transtornos mentais, alguns deles graves, atendidos pela instituição e por quatro profissionais. Ao longo dos quatro anos de existência, ele já se apresentou em vários locais, como praças, Theatro Carlos Gomes, faculdades, eventos como a Feira do Verde e na Assembléia Legislativa. No repertório, muita Música Popular Brasileira (MPB).

“A menção especial é um reconhecimento para nós, profissionais, e para os usuários. Esse reconhecimento não vem apenas pelo bom coral que temos, mas pelo trabalho de cidadania, de inclusão social e de terapia que ele permite”, comemorou o psiquiatra do CAPS, Zanandré Avancini.

Criatividade

O Prêmio Inoves teve 120 inscritos, 87 finalistas e oito premiados na noite da última quinta-feira (29), em cerimônia realizada no Centro de Convenções de Vitória. O Prêmio foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em junho de 2005. O prêmio é um grande reconhecimento dos servidores públicos que desenvolvem projetos em busca da inovação e da melhoria dos serviços prestados à população.

São parceiros do Inoves: o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Os premiados do ciclo 2007 foram: Alerta Vermelho e Mapa do Crime, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Gestão Empresarial por Resultados e Portal de Compras da Cesan, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); Defensoria Pública sobre Rodas Comunitária (Defensoria Pública); Hortão Municipal Romildo Carletto, da Prefeitura Municipal de Montanha; Programa de Pagamento do Trabalhador Preso, da Secretaria da Justiça (Sejus) e Banco de Dados e Imagens Digitais de Exames Radiológicos, do Hospital São Lucas.

Além do troféu, os vencedores receberão, também, a quantia de R$ 7 mil para aplicação e melhorias no projeto.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha