12/11/2008 06h44 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Corpo de Bombeiros Militar treina alunos-soldados para combate à dengue

Nesta terça-feira (11), 135 alunos do Curso de Formação de Soldados Bombeiros recebem capacitação, durante todo o dia, para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. O treinamento terá carga horária de oito horas.

Em Vitória, as atividades acontecem no Auditório do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), na Enseada do Suá. E, em Cachoeiro de Itapemirim, 40 militares do 3º Batalhão de Bombeiros Militar do município estão sendo treinados na Superintendência Regional de Saúde do município.

Haverá novos treinamentos para os bombeiros. No dia 25 de novembro serão capacitados os profissionais da unidade de Guarapari e, no dia 2 de dezembro, os de Linhares, Colatina e São Mateus.

Bombeiros

A atuação dos bombeiros militares se dará durante a Semana de Eliminação de Focos do Aedes aegypti (de 17 a 21 de novembro), especialmente em locais de difícil acesso, da seguinte forma:

- Dia 17 de novembro em Vitória;
- Dia 18 de novembro em Serra;
- Dia 19 de novembro em Vila Velha;
- Dia 20 de novembro em Cariacica;
- Dia 21 de novembro em Viana.

Os demais parceiros (Defesa Civil e municípios), porém, ainda vão definir como vão atuar na mobilização, que promete envolver toda a população.

Programa

Todas as ações desenvolvidas fazem parte do Programa “Espírito Santo Enfrentando a Dengue”, que foi lançado em outubro, com o objetivo de mobilizar toda a sociedade para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue.

A mobilização para realizar o combate à dengue no Espírito Santo já ganhou o reforço da Defesa Civil Estadual e Municipais e do Corpo de Bombeiros, que irão atuar em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Para acertar os detalhes das ações com todos os parceiros, a Sesa promoveu, nesta segunda-feira (10), uma reunião de nivelamento, para o desenvolvimento da Semana de Eliminação de Focos de Aedes aegypti, que será realizada a partir do dia 17 de novembro em todo o Estado.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde e de Limpeza Urbana da Grande Vitória, das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil da Grande Vitória e do Interior, tais como Pancas, Domingos Martins e Castelo, totalizando 15 municípios.

Na ocasião, foram definidos os locais de difícil acesso onde existe a necessidade da atuação dos bombeiros, entre outras ações, como as estratégias de combate ao mosquito da dengue, de forma que todos os envolvidos possam ajudar nos trabalhos que serão desenvolvidos na Semana de Eliminação de Focos do Aedes aegypti.

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246