21/03/2012 11h19 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

CRE Metropolitano promove roda de conversa com pacientes diabéticos nesta sexta-feira (23)

Crianças e adolescentes portadores de diabetes do tipo I que fazem acompanhamento médico no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, participam nesta sexta-feira (23), às 9 horas, de uma roda de conversa com profissionais de saúde para esclarecer as dúvidas principais dúvidas que fazem parte de seu cotidiano.

Questões sobre alimentação, atividade física, uso de insulina, dentre outras, serão abordadas durante o encontro, que será feito de uma forma dinâmica, por meio de uma ferramenta que se chama "Mapa de Conversação" e se assemelha a um jogo de tabuleiro.

“Trata-se de um mapa com vários desenhos de situações práticas que a criança ou adolescente diabético enfrenta no dia a dia. Nosso objetivo é incentivar o diálogo e a troca de experiências entre os pacientes, de forma lúdica, facilitando sua vivência na condição de diabético e trazendo benefícios reais para eles”, explica a endocrinologista pediátrica do CRE, Daniela Franco Lube.

O encontro será realizado no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e contará com cerca de dez crianças e adolescentes e seus responsáveis.

Diabetes

O diabetes tipo 1 é uma doença metabólica, em que a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem o que é chamado de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais.

Embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens. De acordo com Daniela Franco, a incidência da doença está crescendo de 2 a 5% por ano, em todo o mundo, especialmente nas crianças menores que 5 anos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard