01/10/2008 12h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Crefes entrega próteses e cadeiras de rodas para pacientes

Esta quinta-feira (02) será de festa para o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha. A data marca a reinauguração da Oficina de Órteses e Próteses da instituição, que é ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O evento será realizado na sede do Crefes que fica na Praia da Costa, próximo ao Clube Libanês, a partir das 8 horas.

Na ocasião, serão doadas para pacientes da fila de espera 74 próteses de membros inferiores e 198 cadeiras de rodas sob medida para adultos e crianças. Esses materiais demandaram do Estado recursos da ordem de R$ 300 mil.

As cadeiras sob medida são prescritas de acordo com o tipo de patologia, deformidades existentes e capacidade funcional da pessoa. Elas são de fácil transporte, em alumínio aeronáutico e/ou aço carbono, dobrável em “X” e desmontáveis em bloco.

Só em 2008, a Sesa gastará aproximadamente R$ 2,8 milhões em doações de órteses, como coletes e calhas, de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas, muletas, entre outros, e de próteses mamárias e de membros superiores e inferiores. Anualmente, o Crefes realiza uma média de 65 mil atendimentos de adultos e crianças.

Segundo o diretor-administrativo do Crefes, Bernardo Fraga, com essas entregas, até o final do ano não existirá fila de espera na instituição para qualquer tipo de doação.

“Isto está sendo possível devido à reativação da Oficina de Órteses e Próteses da Unidade que, através do credenciamento de firmas especializadas, possibilitou a confecção das próteses de membros inferiores no próprio local, pelos nove funcionários do setor. Agora, as concessões são feitas pelo preço de tabela SUS e diminuiu de 90 para apenas 25 dias o prazo para conclusão de todo o processo. Além disso, foi reformada toda estrutura física do setor para atender aos padrões exigidos de acessibilidade e acolhimento, proporcionando aos pacientes maior conforto e agilidade no atendimento”, observou Fraga.

Crefes Parapan

Um momento especial da solenidade será a apresentação do time de basquetebol para cadeirantes (adulto e infantil), recém criado, em alusão às Para Olimpíadas – Crefes Parapan.

O Crefes Parapan foi criado no ano passado, em comemoração aos Jogos Parapanamericanos, que aconteceram no Rio de Janeiro. Na manhã desta quinta (02), os participantes terão a oportunidade de assistir a uma apresentação do time, em referência à Paraolimpíada que terminou em setembro, na China.

Será feito, ainda, o lançamento oficial do Projeto “Paraolímpicos do Futuro”, que se refere ao time de basquete infanto-juvenil, formado por crianças de ambos os sexos – com idade entre 8 e 14 anos, portadores de paraplegia – criado há dois meses.

O time de basquete masculino adulto existe desde 1987 e o feminino, desde 2003, sendo formado por pacientes de idade entre 15 a 50 anos, com patologias diversas. Esses times já participaram de vários campeonatos regionais e brasileiros, representando a seleção do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi
syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard