11/09/2008 11h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Curso vai capacitar supervisores de operação de campo para o controle de prevenção da dengue

O Núcleo Especial de Vigilância Ambiental e o Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), oferecem desde o dia 25 de agosto capacitação para supervisores de campo que atuam no controle e prevenção da dengue.

O curso está sendo realizado em três etapas, contemplando aulas teóricas, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra, das 8h30 às 17h30.

Aproximadamente 150 agentes municipais e das regionais de saúde participarão do curso que é baseado no Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD), implantado em 2002 pelo Ministério da Saúde (MS), assim divididos:

Turma I: de 25 a 29 de agosto para os técnicos da Sesa, das Superintendências Regionais, do Núcleo de Entomologia e Malacologia e da Central Operadora de UBV;

Turma II: de 15 a 19 de setembro para os municípios de Viana, Guarapari, Colatina, Aracruz, Piúma, Nova Venécia, Pinheiros e Marataízes, Ibiraçu, Boa Esperança, Cachoeiro, Cariacica, Serra, Apiacá, Pedro Canário, Conceição da Barra, São Gabriel da Palha;

Turma III: de 29 de setembro a 03 de outubro para os municípios de Vitória, São Mateus, Linhares, Bom Jesus do Norte, Montanha, Vila Velha, Itapemirim, Baixo Guandu e Pancas.

A capacitação visa a aprimorar as atividades de campo, com uma reflexão sobre a atual condição de desenvolvimento das atividades de supervisão, e ainda a fortalecer a organização dos programas municipais.

Entre as atividades desenvolvidas no controle da dengue, as ações de campo assumem grande importância. Combinadas às ações de educação em saúde, mobilização social e saneamento ambiental são decisivas para a redução dos índices de infestação predial.

O PNCD tem o objetivo de promover o desenvolvimento de ações articuladas e permanentes que promovam efetivo impacto nos indicadores de casos da doença.

Dentre as ações preconizadas no PNCD, a capacitação de pessoal é fundamental para o alcance dos resultados esperados em nível regional e municipal. No Espírito Santo, em recentes trabalhos de acompanhamento do Programa, temos verificado um afastamento das normas técnicas durante a execução das ações de controle do mosquito.

PNCD

O Programa Nacional de Combate à Dengue procura incorporar as lições das experiências nacionais e internacionais de controle da dengue, enfatizando a necessidade de mudança nos modelos anteriores, fundamentalmente em alguns aspectos essenciais:

1) a elaboração de programas permanentes, uma vez que não existe qualquer evidência técnica de que a erradicação do mosquito seja possível, a curto prazo;

2) o desenvolvimento de campanhas de informação e de mobilização das pessoas, de maneira a se criar uma maior responsabilização de cada família na manutenção de seu ambiente doméstico livre de potenciais criadouros do vetor;

3) o fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica para ampliar a capacidade de predição e de detecção precoce de surtos da doença;

4) a melhoria da qualidade do trabalho de campo de combate ao vetor;

5) a integração das ações de controle da dengue na atenção básica, com a mobilização do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) e Programa de Saúde da Família (PSF);

6) a utilização de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros em imóveis comerciais, casas abandonadas etc.;

7) a atuação multissetorial por meio do fomento à destinação adequada de resíduos sólidos e a utilização de recipientes seguros para armazenagem de água;

8) o desenvolvimento de instrumentos mais eficazes de acompanhamento e supervisão das ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, estados e municípios.

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi