19/09/2006 12h38 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Debate sobre doenças não transmissíveis prossegue até esta quarta (20)

A Secretaria de Estado da Saúde realiza, até esta quarta-feira (20), o III Seminário Estadual das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants). O evento acontece no Auditório I da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória.

O público-alvo são os membros das secretarias municipais de saúde, dos núcleos de vigilância epidemiológica, dos programas de avaliação e vigilância do câncer, das vigilâncias alimentar e nutricional, além das equipes de saúde mental.

“O objetivo do seminário é a capacitação técnica que resultará na elaboração dos anteprojetos municipais em Vigilância Epidemiológica de Dants”, afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Simone Daher.

Doenças

Como exemplos de Dants temos as Doenças do Aparelho Circulatório (DACs), a diabetes e as neoplasias (cânceres), além das mortes por acidentes ou violência e agressões (agravos).

A equipe organizadora do evento é formada pelo coordenador estadual das Dants, Romildo Luís Monteiro Andrade, e pela representante da vigilância, Jeane Soares Aguiar.

O seminário foi iniciado nesta segunda-feira (18). A abertura foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, e pelo coordenador geral das Dants no Ministério da Saúde, Lenildo de Moura.

Nesta terça-feira (19), estão sendo debatidos o quadro epidemiológico das Dants no Brasil, as diretrizes políticas e operacionais, anteprojetos e planos de ação, além da elaboração dos projetos municipais.

No último dia do evento, será discutido o quadro epidemiológico das Dants no Espírito Santo e apresentado o produto elaborado pelos grupos de trabalho formados para debater a questão das Dants durante o seminário.

Tels.: 31372311 / 31372473
Atendimento exclusivo à imprensa:
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa / Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br