16/05/2014 07h53 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Dentista de graça para pessoas com deficiência neste sábado (17)

Quem sofre com algum tipo de deficiência e precisa de atendimento especial para tratar os dentes terá essa oportunidade durante todo o dia de sábado (17), quando será realizada uma ação aberta e gratuita para receber esse público no Pronto-Atendimento (PA) de Alto Lage, Cariacica. Os dentistas estarão à espera de pacientes da Grande Vitória e todos os demais municípios do interior.

Para participar é só comparecer, não é preciso ter encaminhamento e nem apresentar nenhum tipo de exame ou documentação. Quem tiver dúvida pode mandar e-mail para rededeficiencia@saude.es.gov.br ou então procurar a coordenação de saúde bucal na prefeitura do município onde mora. Um total de 25 profissionais fará os atendimentos por turno (manhã e tarde) neste dia.

A ação oferecerá tratamento básico, tais como restauração e extração dentária, limpeza, procedimentos de prevenção, raspagem gengival e até mesmo pequenas cirurgias (como extração de cistos) a pessoas que às vezes nunca foram ao dentista. Os casos mais complexos serão referenciados para os municípios de origem ou para a atenção hospitalar, se necessário.

Segundo a odontóloga do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Margareth Pandolfi, os atendimentos são parte da política nacional, lançada em 2012, para ampliar a assistência a esse público-alvo, formado, geralmente, por autistas, pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiência auditiva, entre outras.

De modo geral as dificuldades que essas pessoas enfrentam no dia a dia inviabilizam que recebam esse tipo de cuidado. Muitas são carentes e não têm a devida orientação. Os atendimentos gratuitos serão realizados todos os sábados (exceto dia 24 de maio) até o dia 28 de junho no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PA de Alto Lage. Na ação promovida no último sábado (10), 49 pacientes foram atendidos e quatro foram referenciados para procedimento no centro cirúrgico.

Cerca de 100 dentistas que atuam na rede pública de saúde do Espírito Santo (a maioria nos municípios) passaram pelo treinamento oferecido pelo Curso de Aperfeiçoamento da Atenção e Cuidado Odontológico para Pessoas com Deficiência, do Ministério da Saúde (MS). Os atendimentos à população são a parte prática desse curso, que conta com a parceria da Sesa e dos municípios.

Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard