18/11/2011 14h52 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

“Dia D” contra a dengue será lançado neste sábado (19)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança, neste sábado (19), às 9h30, no Terminal de Laranjeiras, na Serra, o “Dia D de Combate à Dengue”. O evento é uma das ações previstas pelo projeto Saúde de Ponto a Ponto, que também tem início no mesmo dia. Até o dia 19 de dezembro, quem passar por dez terminais de ônibus da Região Metropolitana será orientado quanto a prevenção e assistência de doenças como DST/Aids, tuberculose, hanseníase, além de dengue.

Durante o “Dia D de Combate à Dengue” - lembrado em todo o Brasil como a data em que os municípios promovem atividades de controle da doença -, será dada atenção especial à eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Para a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Gilsa Rodrigues, o objetivo é mobilizar os capixabas a escolherem um dia da semana para cuidar do local onde moram.

Segundo ela, se cada um se responsabilizar e evitar focos da dengue em suas residências, o ciclo reprodutivo será interrompido, pois do ovo ao mosquito adulto são necessários aproximadamente 10 dias. A iniciativa ganha mais importância ainda nesta época do ano, que precede o verão, estação marcada por forte calor e chuvas - condições climáticas ideais para o desenvolvimento do vetor.

Saúde de Ponto a Ponto

Além da dengue, quem passar por dez terminais da Grande Vitória até o dia 19 de dezembro receberá um panfleto que reúne informações também sobre sinais, sintomas, prevenção e assistência de outras doenças, como DST/Aids, tuberculose e hanseníase. Estudantes da área da saúde estarão à disposição em quiosques, onde tirarão dúvidas e, se for o caso, indicarão o serviço municipal especializado no tratamento.

Durante o mês de funcionamento, o Saúde de Ponto a Ponto espera alcançar um total de 500 mil capixabas. Para Gilsa Rodrigues, a iniciativa é oportuna. “São ações realizadas ao mesmo tempo de prevenção e orientação. Focamos nestas doenças porque já lançamos o plano estadual de enfrentamento da dengue para 2012, além disso, no dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em relação à tuberculose e hanseníase, queremos alertar para o diagnóstico precoce”, esclarece.

Teste rápido de HIV

Na quinta-feira (23), os quiosques do projeto Saúde Ponto a Ponto nos terminais de Vila Velha, Serra e Cariacica oferecerão testes rápidos de HIV, que serão conduzidos por profissionais dos serviços de Aids dos municípios e técnicos da Sesa. Quem tiver interesse, passará por uma entrevista e depois terá o sangue coletado. O procedimento todo dura em torno de 40 minutos e o resultado deve sair em cerca de 15 minutos.

“A ação é aberta e vai facilitar o acesso a quem se interessar. Mesmo quem não for usuário dos terminais de ônibus poderá passar pelos quiosques do Ponto a Ponto e fazer o teste. No local haverá acompanhamento profissional”, destaca Gilsa Rodrigues.

Terminais participantes

- Laranjeiras
- Carapina
- Jacaraípe
- Vila Velha
- Ibes
- Itaparica
- São Torquato
- Campo Grande
- Jardim América
- Itacibá

Informações à Imprensa:
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard