01/12/2004 15h41 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Dia de Luta Contra a Aids comemorado em todo Estado

As coordenações estaduais e municipais do Programa de DST e Aids chamaram a atenção nesta quarta-feira (1º) para o Dia de Luta Contra a Aids. Em todo o Espírito Santo ações foram desenvolvidas focando o tema da campanha “Mulher: sua história é você quem faz”.

Na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), aconteceu, durante todo o dia, a ExpoAids. Os servidores fizeram fila para receber um kit composto por camisa, folhetos informativos sobre a doença e camisinhas.

Palestras, caminhadas, exposições, entrega de panfletos e preservativos aconteceram em diferentes municípios. As maiores concentrações foram registradas na Grande Vitória, Guarapari, Alegre, Anchieta, Barra de São Francisco e Linhares.

Rozangela Locatelli, assistente social da Coordenação Estadual de DST e Aids, destaca que “mesmo com todos os problemas no recebimento dos remédios do combate à doença, por parte do Ministério da Saúde, a Sesa tem trabalhado para atender todos os cadastrados no Programa”.

Além disso, Rozangela destaca que o Espírito Santo tem a menor média de infectados da região Sudeste. “Não trabalhamos com grupos de risco e, sim, com a vulnerabilidade que as pessoas tem à doença. Além da informação, é necessária a modificação dos hábitos para que tenhamos uma redução cada vez maior no número de infectados”, disse.

No Espírito Santo, de 1985 até setembro de 2004, somam-se 4.025 casos de aids notificados à Coordenação Estadual. Destes, 2.616 (65%) representam o sexo masculino e 1.409 (35%), o sexo feminino. A média é de 347 pessoas infectadas por ano no Estado.

A programação comemorativa ao Dia de Luta Contra a Aids segue variada até o próximo domingo (5).

2/12 – Quinta-feira

8 horas – Arte no Terminal – Performance e panfletagem, nos Terminais rodoviários de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica
19 horas – Palestra sobre Biossegurança, no auditório da Unimed, Colatina

3/12 – Sexta-feira