06/08/2015 14h48 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Equilíbrio do colesterol é tema de palestra no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Para conscientizar sobre a importância da harmonia entre as taxas do colesterol bom e ruim (HDL e LDL), o Hospital Estadual de Urgência e Emergência vai realizar nesta sexta-feira (07) e sábado (08), uma palestra para orientar os funcionários e acompanhantes sobre a seriedade em ter uma alimentação equilibrada. O Dia Nacional do Combate ao Colesterol é comemorado neste sábado, 08 de agosto. O evento acontece às 16h30 no primeiro dia e às 16h, no segundo, no auditório do hospital.

O colesterol é conhecido como inimigo do coração e uma das suas ações é provocar o acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto do miocárdio. Por outro lado, o colesterol também é primordial para o bom funcionamento do corpo humano, com a produção de hormônios e de vitamina D.

Existem dois tipos de colesterol, conhecidos popularmente como colesterol bom e ruim. O bom é o HDL, capaz de equilibrar o excesso de gordura nas artérias e evitar a formação de placas. Já o colesterol ruim, LDL, por sua vez, acumula nas artérias, sendo responsável pelo entupimento das veias.

Segundo a nutricionista clínica do hospital, Paula Aldrigues Macedo, o colesterol é um conjunto de gorduras essenciais para o organismo exercer algumas funções, mas é necessário conhecer seus desempenhos, e a maneira equilibrada de ingeri-lo.

“É aconselhável evitar carnes gordurosas e sempre que puder trocar a carne vermelha pela carne branca, ou até mesmo, comer peixes, que são excelentes no controle do colesterol”, sugere a nutricionista. Outra recomendação da especialista é a prática de exercício físico pelo menos quatro vezes por semana. “Essas ações são essenciais pra alcançar o equilíbrio das taxas do colesterol”, ressalta a profissional.

Foi numa consulta de rotina que a auxiliar administrativa do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Leandra Trindade, de 28 anos, descobriu que suas taxas do colesterol estavam completamente alteradas. “Levei um susto, pois associava a minha magreza com uma saúde em dia”, relata Leandra.

Embora a rotina seja dividida com trabalho e faculdade, Leandra resolveu mudar de hábitos: alimentação adequada e praticar exercício físico. “Eu comia muita coisa frita e, mediamente troquei pelos assados. Além disso, separei dois dias da semana para caminhar e andar de bicicleta’’, complementa a auxiliar administrativa.

Dicas importantes para o equilíbrio do colesterol:

- Ingestão de alimentos ricos em ômega 3 e 6 – sardinha/cavalinha e salmão;
- Consuma linhaça, castanhas e nozes;
- Evite o uso excessivo de massas e frituras;
- Utilize azeite com menor acidez;
- Opte pelo peixe em vez de carnes vermelhas;
- É indicado tomar uma taça de vinho tinto seco por dia;
- Coma alimentos fontes de fibra como frutas, verduras e legumes;
- Coma mais frutas e vegetais. Se quiser uma boa pedida é o chocolate com 70% ou mais de cacau;
- Pratique exercício físico diariamente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência
Elisângela Gonçalves
elisangela.silva@heue.org.br
(27) 9 9234-6891
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard