16/10/2012 12h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h35

Equipe do Crefes é vice-campeã brasileira de basquete em cadeira de rodas
















A equipe de atletas do Centro de Reabilitação Física da Secretaria de Estado da Saúde (Crefes) foi a segunda colocada no Campeonato Brasileiro Feminino de Basquetebol em cadeira de rodas, encerrado no domingo (14), no Ginásio de Esportes Jones dos Santos Neves (DED), em Vitória.

O campeonato foi disputado por oito equipes e 120 atletas dos Estados do Pará, Pernambuco, Ceará, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Brasília. A campeã foi a equipe All Star Roda Girls, do Pará.

Para o treinador da equipe capixaba, professor Martoni Moreira Sampaio, o resultado foi surpreendente. “Essa foi a nossa quarta participação em um campeonato. Ano passado ficamos em quinto e esse ano alcançamos o segundo lugar, ficando atrás apenas do Pará, que é a nona melhor equipe do mundo e a base da Seleção Brasileira. Estamos muito felizes com essa vitória”, afirmou.

Além do vice-campeonato, a equipe capixaba foi uma das que teve o melhor ataque e foi a única a conquistar uma vitória sobre o Pará, que estava invicta, o que trouxe mais incentivo para as doze atletas do Crefes. O saldo foi de quatro vitórias e duas derrotas, numa campanha surpreendente, que mostrou a evolução da equipe do Espírito Santo.

Esse foi o primeiro título paraolímpico de uma modalidade coletiva capixaba de mulheres com deficiência. O treinador relata que não temos a participação de muitas mulheres com deficiência no Estado. “Nossa equipe é formada em sua maioria por mulheres com deficiência mais severa enquanto as outras equipes têm mulheres com deficiência mais leve. Precisamos envolver também as mulheres com amputações e pequenas dificuldades para locomoção”, disse.

O objetivo do torneio foi mobilizar o segmento das mulheres com deficiência física para adesão à reabilitação esportiva, promover as ações desenvolvidas na área do esporte paraolímpico, despertar nos setores públicos e privados a importância de se investir no esporte paraolímpico e motivar o intercâmbio esportivo-cultural entre os Estados.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard