04/04/2008 14h12 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Equipe do Hemoes faz campanha externa neste sábado (04) em Montanha

A equipe do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) coleta sangue e cadastra possíveis doadores de medula óssea, neste sábado (05) em Montanha, no Norte do Estado, das 8 às 15 horas. Essa é a primeira viagem do ônibus do Hemoes para o interior no mês de abril.

Na última ação externa realizada pela instituição, em uma igreja de Jardim América, em Cariacica, foram colhidas 22 bolsas de sangue. Não houve cadastro de medula. A próxima visita será a Santa Maria de Jetibá, na segunda-feira (07).

Como ser voluntário

Para ser doador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum e caso tenha almoçado, a doação deve esperar três horas. Em cada procedimento é colhida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Portanto, é necessário levar carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista.

Em seguida, é feita uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Para completar, é realizada uma análise (para identificar se a pessoa tem ou não anemia) e uma entrevista com o médico. Se a pessoa estiver sob efeito de alguma medicação, basta levar a receita para ser avaliada.

No caso do cadastro de medula óssea, são seguidos os mesmos procedimentos, só que em vez da doação, são retirados 10ml de sangue. Caso haja compatibilidade da amostra com outra de algum paciente, o voluntário é consultado e pode dar ou não segmento à doação. Qualquer um que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode fazer o cadastro.

Coletas externas do mês de abril:
(O horário habitual das campanhas é das 8 às 15 horas)

- Dia 05: município de Montanha (sangue e cadastro de medula);

- Dia 07: município de Santa Maria de Jetibá (sangue e cadastro de medula);

- Dia 09: Sul América. Praça dos Namorados, próximo ao Bob’s, em Vitória (sangue).

- Dia 12: Unimed Piraqueaçu. Rua. Fiori Teci, 290, Bairro Ginásio, em Aracruz (sangue e cadastro de medula);

- Dia 15: (das 10 às 16 horas): Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Espírito Santo. Rua Pietrângelo de Biase, 33, Centro, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 17: Município de Mucurici (sangue e cadastro de medula).

- Dia 19: Município de Baixo Guandu. Rua Dr. Hugo Lopes Nali, 270 Centro (sangue e cadastro de medula).

- Dia 23: Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Próximo ao Posto de Saúde (sangue);

- Dia 25: Ministério Público Estadual. Rua Humberto Martins de Paulo, 350, Edifício Promotor Edson Machado, Praia do Suá, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 29: Município de Venda Nova do Imigrante. Centro de Eventos Padre Cleto Calimam, ‘Polentão’ (sangue e cadastro de medula).

- Dia 30: (das 9 às 16 horas): Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). Rua João Batista, 575, Praia do Suá (sangue e cadastro de medula).

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha